Economia

Notícia publicada terça-feira 11 dezembro 2012

Valor do IPVA será reduzido para o exercício de 2013

Gostou, compartilhe

O governador Beto Richa assina nesta terça-feira (11) decreto que fixa os valores para o recolhimento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Paraná no exercício 2013. A tabela traz reduções de até 11,4%, para o caso de automóveis de passeio, sobre o valor venal do veículo utilizado como base para o pagamento do tributo neste ano. “Os estudos demonstram que, em média, os veículos usados sofreram uma desvalorização de 8,3% em 2012”, explica Richa.

A tabela de valores venais utilizada para o cálculo do IPVA no Estado é elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), por meio de pesquisa no mercado de veículos realizada no mês de setembro.

Todas as categorias de veículos tiveram queda nos preços, variando conforme o tipo e respectivos modelos. Além da variação para baixo no caso dos carros, caminhonetes e utilitários terão redução de até 8,4%, caminhões (-9%), motocicletas (-0,9%) e ônibus (-8,6%). “Há uma redução real no preço do imposto e o Paraná continua com um dos IPVAs mais baratos do Brasil”, disse Richa.

A alíquota do IPVA no Estado foi mantida em 1% do valor do veículo para ônibus, microônibus, caminhões e carros movidos a gás natural, enquanto que para motocicletas e similares, automóveis e caminhonetes o índice de cálculo é de 2,5% sobre o valor venal do bem.

A Receita Estadual estima que 3,92 milhões de veículos vão pagar IPVA em 2013, o que representa um aumento de 5,9% em relação à frota deste ano (3,69 milhões de veículos). A previsão de arrecadação é de R$ 1,7 bilhão, 3,2% mais do que no exercício atual. “Do total arrecadado, 50% vão para os municípios”, ressaltou o governador.

O Paraná tem dois milhões de veículos isentos do pagamento do IPVA. Estão nesta categoria, por exemplo, automóveis com mais de 20 anos de uso, taxis e veículos usados para o transporte escolar, registrados em nome de particular.