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PR 151 entre Palmeira e Ponta Grossa deve ser pedagiada a partir de 2015
O modelo de Parceria Pública Privada (PPP) deve ser implantado no trecho da PR 151, entre Palmeira e Ponta Grossa, em 2015. Com isto, os usuários da rodovia deverão pagar pedágio para trafegar por ela. Este modelo já está em vigor em duas rodovias estaduais do Paraná, a PRs 323, ligando Maringá a Francisco Alves, e a PR 445, ligando Londrina a Mauá da Serra.
Com um fluxo de veículos que só aumenta, recebendo tráfego pesado de caminhões, o trecho da PR 151, há dois anos, segundo estudo de tráfego do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), dava passagem a uma média de 6 mil veículos por dia. Hoje, com o aumento tanto do fluxo quanto da frota, deve estar próximo a 8 mil veículos por dia.
Na PPP, o governo do Estado, através do DER, atua em conjunto com empresas privadas interessadas em receber concessão de rodovias, investir em melhorias e ter retorno através da cobrança de pedágio dos usuários. O modelo, segundo o governo do Estado, permite o estabelecimento de uma tarifa de pedágio menor do que as praticadas nas rodovias federais e estaduais concedidas em 1997.
No caso do trecho da PR 151 que deve ser privatizado, após firmado o contrato entre governo do Estado e empresas, a rodovias deverá receber diversas melhorias, conforme já anunciado em 2012. Entre as principais estão a recuperação do pavimento, construção de aproximadamente 15 quilômetros de terceiras faixas, construção de acostamentos, duplicação da pista entre Ponta Grossa e o trevo de acesso à localidade de Guaragi, bem como viadutos nos acessos ao bairro do Cará-Cará e a Guaragi. Um trecho de ciclovia também deve ser construído na localidade do Lago.
Tarifa
O valor da tarifa a ser cobrada na rodovia PR 323 após a duplicação será de R$ 3,90 por praça de pedágio. O valor apresentado ainda será analisado pela comissão de licitação e também pela Secretaria Estadual do Planejamento e Coordenação Geral, que após cinco dias úteis, vai homologar o resultado.