Curta você também
Principal
Município de Porto Amazonas celebra o aniversário de 77 anos com semana repleta de cultura e história
O município de Porto Amazonas comemora 77 anos de história neste sábado, dia 9 de novembro, e a celebração é marcada por uma programação especial, repleta de eventos culturais e homenagens a quem contribui para a preservação e valorização da cultura local.
Porto Amazonas passou a categoria de município em 1947, quando então foi emancipado de Palmeira. Porto Amazonas é carregado de história e de belezas naturais, tendo como um de seus marcos históricos mais importante, a navegação fluvial através do Rio Iguaçu, o que impulsionou a economia paranaense por décadas seguidas e também a história local e do estado como um todo. Também se ressalta como fator de desenvolvimento econômico e histórico a ferrovia que passava dentro da cidade, bem como em sua economia, a pecuária e a agricultura, com destaque para os vastos pomares de produção de frutas com maior ênfase no cultivo de maçã, o que deu a Porto Amazonas o título de Terra da Maçã.
A pacata Porto Amazonas com seus cerca de 5 mil habitantes, está localizada às margens do Rio Iguaçu, e é nele que busca nos dias de hoje se desenvolver apostando no turismo, comércio, indústria e infraestrutura com foco no futuro, mas principalmente na qualidade de vida de seus moradores e nas oportunidades advindas de um momento promissor para o município.
Em uma fala recente do atual prefeito Elias Jocid Gomes da Costa, que também foi reeleito para mais um mandato, ele comenta o bom momento que a cidade vive em questões de infraestrutura e desenvolvimento. Ele destaca que o turismo no município passará por grandes transformações, sendo que algumas delas estão relacionadas à construção de uma (PCH) Pequena Central Hidrelétrica que está sendo construída no Rio Iguaçu, e com isso vai alagar um trecho grande rio, acima da usina, o que deve impulsionar o investimento de grupo quer implantar uma espécie de condomínio e a construção de um resort de alto padrão às margens desse alagado. O prefeito também destaca os investimentos em dois parques municipais, o Parque Municipal do Cais do Porto e da também da Ponte Preta, unindo preservação e desenvolvimento sustentável e turístico em Porto Amazonas, disse Elias.
Programação
A semana começou com a Noite Cultural, realizada na quarta-feira, 6 de novembro, onde agentes culturais locais foram premiados com o Prêmio Trajetória Cultural – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Entre os homenageados estão Riomar Bruno dos Santos Ferreira, reconhecido na área de audiovisual; Rosangela de Oliveira Pacheco, em artes visuais; Margarete Luceki Guimarães e Lucineia de Jesus Bassani de Mello, em artesanato; e João Rafael Melo, na música. Cada premiado recebeu R$ 2 mil em reconhecimento à sua contribuição para a cultura local.
Durante a Noite Cultural, foram exibidos documentários produzidos por agentes culturais contemplados pelo Edital 013/2023 – Audiovisual – Lei Paulo Gustavo. Entre os projetos estavam os documentários “O Porto Amazonas que eu vejo e amo” e “Rio Iguaçu e sua história”, de Riomar Bruno dos Santos Ferreira. Ricardo José Berton apresentou os documentários “Porto Amazonas: Navegando pelas páginas da história – Tropeirismo” e “Porto Amazonas: Navegando pelas páginas da história – Ferrovias/Machado da Costa”, oferecendo um olhar sobre o passado histórico da cidade. As exibições foram uma oportunidade para o público se reconectar com a memória e a história de Porto Amazonas, destacando as raízes culturais da cidade.
Além das exibições, a banda “Filhos de Porto Amazonas” fez a apresentação de uma música autoral de Augusto Seguro, intitulada “Café das Três”.
A diretora do Departamento de Educação e Cultura, Emilia Aparecida Morgado Salgado, reconheceu, agradeceu e parabenizou o trabalho de Rosana de Fatima Berton Bauer, que atuou junto ao departamento onde produziu uma apostila com mais de 400 páginas de história de Porto Amazonas e também contribuiu no levantamento de objetos que irão compor o futuro museu de Porto Amazonas, a diretora também destacou os serviços prestados pelo radialista Acir Moscaleski, em prol do departamento.
Programação do Aniversário: Desfile, Livro e Música na Praça
Neste sábado, 9 de novembro, as comemorações continuam com o tradicional desfile cívico a partir das 9h, reunindo instituições de ensino, representantes do comércio, órgãos públicos e outras entidades em uma demonstração de orgulho e união da comunidade.
Às 16h, a Câmara Municipal recebe o lançamento do livro Somos Empreendedoras, uma obra que destaca a trajetória de mulheres empreendedoras da cidade e da região, trazendo à tona a importância do protagonismo feminino no empreendedorismo local.
Para encerrar o dia de celebrações, a Praça Central Mário Alves Guimarães receberá a banda Tchê Guri, que promete animar o público com uma apresentação musical a partir das 22h. O show é gratuito, e a expectativa é que reúna famílias e amigos para festejar os 77 anos de Porto Amazonas com muita música e alegria.
Exposição Porto Artes e Encontro “Os Filhos de Porto Amazonas”
As comemorações seguem na próxima semana. Nos dias 15, 16 e 17 de novembro, o Centro de Eventos de Porto Amazonas sediará a Exposição Porto Artes, com obras da artista Rosângela Santos e convidados. A abertura será no dia 15, às 19h, e a exposição continuará aberta nos dias 16 e 17, com horários de visitação variados.
Para encerrar a programação festiva, o tradicional encontro “Os Filhos de Porto Amazonas” será realizado no dia 17 de novembro, no Centro de Convenções Celso Rodrigues Paes, a partir das 12h. O evento promete reunir moradores e ex-moradores para uma tarde de reencontros e recordações.
A semana de celebrações destaca o orgulho e a identidade de Porto Amazonas, homenageando não apenas o passado da cidade, mas também aqueles que continuam a construir sua história.
Foto: Riomar Bruno/Divulgação DEMEC