Principal

Notícia publicada segunda-feira 07 agosto 2017

Concluída mais uma etapa da restauração da Igreja Matriz de Palmeira

Gostou, compartilhe

Mais uma fase do restauro da Matriz de Palmeira foi concluída. Foram quatro meses de dedicação do restaurador Gilberto Bevenutti e sua equipe para resgatar a originalidade do coro da igreja.

O trabalho dividido por etapas iniciou em junho de 2014. No primeiro momento foram recuperadas as paredes, o forro e o altar do presbitério. Depois foi a vez do forro da nave da igreja e agora com investimento de R$ 80 mil foi concluída mais esta etapa. Para finalizar a restauração interna da edificação construída em 1837 restam apenas as paredes laterais.

Segundo Oto Mario Furmam, presidente do Conselho Administrativo e Econômico da Paróquia (CAEP), nos próximos dias será assinado o contrato para efetivar a última etapa da restauração que foi estimada em R$ 450 mil, e levará 12 meses para ser concluída.

As famílias que pretendem colaborar com doações devem entrar em contato com a secretária da paróquia, na Praça Marechal Floriano Peixoto, 122, ou através do telefone 3252 1276.

Escritos

Na parede recém restaurada foi possível resgatar algumas frases que estavam escondidas por trás da tinta. Segue a tradução do latim para o português:

Laudate Dominum Omnes popoli. Louvai o Senhor todos os Povos.

Cantate ei omnes gentes. Cantai-lhe todas as Nações.

Ad Majorem Dei Gloriam A D MCMXLVII Reverendissimus Pater  Wolsker S V D Loci Parocus Parochus Hanc Eclesiam Renovavit Pater Doerner Flizikowski  et filios Anastasium et Aluisium pingere mandavit.

Para Maior Glória de Deus A (ano) D (do senhor) 1947 o Reverendíssimo Padre Francisco Wolsker SVD Pároco local mandou renovar esta igreja. Padre Doerner mandou Flizikowski e filhos Anastasio e Aloísio pintar.

O aparecimento desses escritos surpreendeu a todos, pois ninguém esperava que as paredes pudessem conter algum tipo de mensagem.

*Com informações do site da Rádio Ipiranga.
Fotos: Rádio Ipiranga