Curta você também
Principal
Arnoldo Monteiro Bach recebe na Assembleia Legislativa o título de cidadão benemérito do Paraná
Em sessão solene realizada na terça-feira (29) na Assembleia Legislativa, conforme projeto de lei de autoria do deputado Péricles de Mello (PT), foi outorgado ao escritor Arnoldo Monteiro Bach o título de cidadão benemérito do Paraná, e ao auditor e advogado João Darcy Ruggeri o título de Cidadão Honorário do Paraná. As homenagens foram prestadas no plenário do Legislativo e contaram com o prestigiamento de diversas autoridades e representantes dos poderes constituídos e convidados.
Nascido em Palmeira, em 14 de janeiro de 1960, Arnoldo Monteiro Bach é radialista, professor, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira, membro da Academia de Letras dos Campos Gerais e Cidadão Benemérito de Palmeira, onde mantém o Museu Sítio Minguinho, que abriga vários memoriais, entre eles o Memorial da Colônia Cecília – a comunidade experimental fundada em fins do século 19, segundo premissas anarquistas.
Bach é autor de dez livros, a maioria deles com registros da cultura local da região dos Campos Gerais, versando sobre temas como o tropeirismo, a presença dos alemães do Volga no estado, a navegação de vapores no rio Iguaçu e o transporte ferroviário, desde os seus primórdios, além de um livro dedicado exclusivamente à Colônia Cecília.
“Considero Bach um desbravador. Suas publicações trazem fatos reais dos colonizadores do nosso estado”, destacou o deputado autor da homenagem, para quem o mais novo cidadão benemérito do estado é um autêntico ícone da cultura paranaense.