Curta você também
Principal
AMCG participa de diálogos sobre ações de sustentabilidade nos Campos Gerais
A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) participou nesta segunda-feira (16) de uma série de diálogos com foco na elaboração de ações de sustentabilidade para a região. O 1º Encontro Presencial do Núcleo de Cooperação Socioambiental Campos Gerais, promovido pela Itaipu Binacional, ocorreu no campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Ponta Grossa.
A diretora administrativa da AMCG, Katiane Pires, esteve presente no evento e parabenizou a Itaipu pela mobilização. “Com a participação de diferentes entidades, tivemos uma importante oficina para expor e conhecer as principais demandas da região com relação às políticas socioambientais. Esta é uma temática fundamental para o futuro dos Campos Gerais e do Paraná como um todo. Sem dúvidas, essa troca de experiências deve render frutos positivos”, explicou.
O projeto, que é parte do programa Itaipu Mais que Energia, prevê o fortalecimento da participação da sociedade na busca por soluções para os desafios socioambientais, possibilitando aos núcleos espaços de diálogo e colaboração. A metodologia de base é a da governança participativa. O objetivo é construir um futuro mais sustentável para 434 municípios no Paraná e do sul do Mato Grosso do Sul. Representando a AMCG, também estiveram presentes os gerentes de planejamento e novos projetos, Douglas Borochok e Tiago Pauliski.
Núcleos de cooperação
De acordo com a Itaipu Binacional, os Núcleos de Cooperação Socioambiental, são um ambiente ideal para o acesso a informações especializadas. A proposta é contribuir para a tomada de decisões, compartilhamento de saberes, identificação de desafios em comuns, desenvolvimento de projetos em parceria e fortalecimento de redes comunitárias.
Já ocorreram encontros nas cidades de Paranaguá, São Mateus do Sul e Ponta Grossa. Os próximos encontros ocorrerão em Irati (17), Guarapuava (18) e Laranjeiras do Sul (19). Estão previstas uma série de atividades, que começam pelo exercício do diagnóstico territorial. Também serão promovidos capacitações e cursos sobre temáticas voltadas à sustentabilidade, que vão proporcionar com que os núcleos se aproximem ainda mais do Governo Federal e de oportunidades para a solução dos desafios
Foto: AMCG