Polí­tica

Notícia publicada terça-feira 25 fevereiro 2014

Vereadores do Parlamento Jovem serão empossados na próxima quinta-feira

Gostou, compartilhe

Eleitos na última sexta-feira (21), os nove vereadores juniores que comporão o Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Palmeira serão empossados em solenidade que acontece na quinta-feira (27), às 14 horas. Eles foram escolhidos entre os 16 candidatos que venceram eleições realizadas nas escolas do município. Para a escolha, os jovens discorreram sobre os motivos que os levaram a participar do Programa. Após a posse, serão eleitos od membros da mesa diretora do Parlamento Jovem, bem como os membros as comissões permanentes.

Com as maiores médias atribuídas pela banca examinadora, fazem parte da primeira edição do Parlamento Jovem: Alcenir Teixeira Kunh, Amanda Rigoni V. Baptista, Andressa Iachinski, Gustavo Kapp Hartman, Johann Fabricius Vogt, Letícia Stephani Guimarães, Louise Amanda G. Zittel, Mateus Rain e Polyana Muchinski Grocheviski. Os sete demais ficam como suplentes e podem ocupar a vaga de algum desistente ou daquele que não cumpra com o regulamento do programa.

A princípio, 111 estudantes que se candidataram, mas com algumas desistências 75 deles, matriculados em escolas públicas e particulares, disputaram 16 vagas no 1º turno da eleição do Parlamento Jovem. Entre eles, 51 meninas e 44 meninos, sendo eleitos sete meninas e nove meninos. Dos 3.475 votos obtidos na eleição foram registrados 26 votos brancos e 42 votos nulos.

De acordo com o regulamento do programa, cada escola teria liberdade de como fazer a eleição de seu representante, contanto que os alunos que se candidatassem não fossem maiores de 18 anos e cursassem entre o 7º ano do ensino fundamental e o 2º ano do ensino médio. No entanto o voto era obrigatório entre o 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. Algumas escolas foram além do processo eleitoral e fizeram do horário destinado à eleição, um momento de civismo e politização.

Vereadores Parlamento Jovem interna