Curta você também
Política
Vereadores do Parlamento Jovem participam de sua primeira sessão
Na última quinta-feira (27), a Câmara Municipal de Palmeira realizou a primeira sessão do Parlamento Jovem. Estudantes do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Gabriel Prestes, da Vila Rosa, prestigiaram o acontecimento. Com a presença de todos os vereadores juniores do município, foram discutidas 11 proposições entre dez indicações e um requerimento. As propostas contemplam diversas áreas como saúde, acessibilidade, estradas rurais e melhorias em escolas municipais.
Os trabalhos para a primeira sessão começaram quando os vereadores jovens tiveram a primeira orientação com os vereadores padrinhos do parlamento convencional e na última terça-feira (25) aconteceu a primeira reunião das comissões permanentes do Parlamento Jovem. O ponto culminante do exercício de suas funções neste mês ocorreu com a realização da sessão deliberativa.
Na sessão, as propostas defendidas pelos jovens vereadores em plenário foram todas aprovadas. A participação de alunos da rede municipal de ensino nesta Sessão, como nas próximas até o final deste ano, é possível graças a parceria entre a Câmara e a Prefeitura de Palmeira, através da Secretaria de Educação.
Antes do início da sessão, o público recebeu uma breve explanação da coordenadora do programa Parlamento Jovem, Flaviana Zarpelon Almeida de Sousa, sobre a importância da vida política de um município e o quanto isso interfere na realidade cotidiana de uma cidade.
Propostas
O presidente da mesa executiva do Programa, Alcenir Teixeira Kuhn, apresentou indicação, assim como também apresentaram propostas os vereadores jovens Andressa Iachinski, Gustavo Kapp Hartmann, Johann Fabricius Vogt, Mateus Rain, Polyana Muchinski Grochevski, Letícia Stephani Guimarães, Louise Amanda Zittel e Amanda Rigoni Vida Baptista .
As proposições do Parlamento Jovem não têm força legislativa, não se equiparando às matérias equivalentes dos vereadores da Câmara pelo fato de se tratar de um programa de politização. No entanto, cada vereador padrinho tem a liberdade de levar a voto no parlamento convencional as demandas trazidas pelos jovens e, assim, fazer as contribuições do programa se tornarem proposições oficiais ao Executivo, proporcionando mudanças no cenário municipal.
Segundo o regulamento do Parlamento Jovem, cada participante deve protocolar para discussão em cada sessão ao menos uma indicação ou requerimento, como também um projeto de lei por semestre legislativo.
A próxima sessão do Parlamento Jovem acontece no dia 24 de abril, na sede da Câmara Municipal, às 14 horas.