Destaques

Notícia publicada quarta-feira 29 agosto 2012

Vereadores cobram ação da Justiça Eleitoral quanto a irregularidades na campanha

Gostou, compartilhe

Durante a sessão da Câmara Municipal de Palmeira na terça-feira (29), o vereador Sérgio Belich (DEM) usou a tribuna e falou sobre inúmeras denúncias que tem recebido a respeito de churrascadas regadas a cerveja, distribuição de combustível em troca de colocação de adesivos de candidatos em veículos e também pagamento para colocação de placas de candidatos em residências.  Belich disse que as denúncias devem ser encaminhadas à Justiça Eleitoral para que esta tome providências e criticou tais atitudes, dizendo que “voto se conquista com honestidade e verdade”.

O vereador do DEM demonstrou indignação com certos fatos que, segundo ele, foram relatados por pessoas que participaram de churrascadas com cunho eleitoral. “Além do churrasco tem a cerveja e menores consumindo bebidas alcoólicas”, denunciou Belich na tribuna da Câmara. Ele cobrou da Justiça Eleitoral investigação de tais fatos e punição aos responsáveis.

Em apartes ao pronunciamento de Belich, os vereadores Ivano Cherobim (PMDB), Pastor Anselmo (PSD) e Mário Wieczorek (PP) manifestaram repúdio à conduta de candidatos que cometem tais infrações à legislação eleitoral e ressaltaram a necessidade de politização da população para evitar tais condutas em campanhas eleitorais.

O vereador Pastor Anselmo disse que tomou conhecimento de caso em que proprietário de imóvel teria recebido dinheiro para colocar uma placa de determinado candidato, fato que classificou com vergonhoso. O mesmo adjetivo foi utilizado por Cherobim, que afirmou que a situação só vai mudar “quando os candidatos tomarem vergonha na cara”.

Justiça Eleitoral

O presidente da Câmara Municipal, vereador Mário Wieczorek, informou que pretende levar fatos ao conhecimento da juíza eleitoral Cláudia Sanine Ponich Bosco, sugerindo que dirigentes de partidos políticos denunciem os abusos e crimes eleitorais que estão sendo cometidos nesta campanha. “Os partidos pregam ética e moralidade, mas na prática isso não acontece”, disse o vereador, ressaltando que vai exigir providências da Justiça Eleitoral quanto ao que está acontecendo no município e que tem conhecimento.