Destaques

Notícia publicada quinta-feira 05 abril 2012

Vereadores assinam moção de apelo ao prefeito visando solução de problemas de saneamento

Gostou, compartilhe

Foi apresentada na sessão da Câmara Municipal de Palmeira da última terça-feira (3), assinada pelos sete vereadores presentes, moção de apelo ao prefeito Altamir Sanson (PSC) para que tome posição quanto aos serviços de saneamento no município, que envolvem o abastecimento de água e esgotamento sanitário. A moção argumenta que são muitos os casos de problemas causados pela Sanepar, que atua em caráter precário, sem contrato de concessão, como a falta de água em regiões da cidade e vazamento no sistema de esgoto com contaminação de rios. Desta forma, apelam ao prefeito para “assumir posição em relação ao caso, promovendo a regularização dos serviços e a solução dos problemas que estão nos preocupando cotidianamente”, diz a moção.

Há muito tempo a Câmara Municipal vem sendo palco de manifestações por parte dos vereadores sobre os problemas do setor de saneamento em todo o município. Até mesmo uma Comissão Especial de Investigação (CEI) foi implantada para estudar a situação, visitando municípios que dispõem de companhias municipais de água e esgoto, conversando com a direção da Sanepar, pesquisando sobre os serviços e emitindo um relatório final que é claro no sentido de criação de uma autarquia municipal em Palmeira para prestar os serviços que hoje são prestados pela empresa estatal.

O relatório final da CEI foi entregue ao prefeito em julho de 2010, quando ele afirmou que seguiria a sugestão apresentada pela comissão e criaria uma companhia municipal de saneamento para assumir os serviços no município. Passados quase dois anos, nada ainda foi feito no sentido de criar a autarquia municipal e o prefeito até já ventilou a possibilidade de renovação da concessão dos serviços para a Sanepar.