Curta você também
Política
Região levanta propostas para melhoria da oferta de políticas públicas
Aconteceu em Ponta Grossa, no último dia 16 de julho, as conferências regionais de Assistência Técnica e Extensão Rural e Segurança Alimentar e Nutricional, oportunidade em que delegados dos conselhos municipais e pessoas envolvidas com essas duas questões discutiram a importância e necessidade de desenvolvimento de políticas públicas para garantir a oferta de alimentos com qualidade e em quantidade para todos e o direito à oferta de um serviço de atendimento técnico gratuito para os mais de 28 mil agricultores familiares da região.
Durante as discussões, foi destacada a necessidade de se desenvolver na população o hábito de comprar diretamente dos produtores, garantindo um alimento mais fresco e saudável na mesa de toda a família. O prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, informou na oportunidade que o Município está se preparando para realizar o cadastro no Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), o que deve contribuir bastante com a realização deste objetivo. “E vamos trabalhar no incentivo aos produtores rurais, desde a produção até o resultado final”, frisou.
O engenheiro agrônomo da Emater Marcelo Ferreira Hupalo apresentou a palestra Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), destacando a importância dos conselhos municipais, para o desenvolvimento do município e região, e das redes de ATER, para definição do público que pode ser atendido pelas várias organizações, oficiais ou privadas, de assistência técnica locais. Tudo isso, visando subsidiar os participantes para as discussões que aconteceram, em seguida, nos grupos.
Após as discussões e trabalhos em grupo, as propostas foram encaminhadas para debate e apreciação em plenária, onde, sistematizadas, deverão ser levadas agora como contribuição para as conferências estaduais e nacionais, de ATER e Segurança Alimentar e Nutricional.
Palmeira presente
Participaram da Conferência de Assistência Técnica e Extensão rural 45 delegados, entre eles o secretário de Agricultura e Pecuária da Prefeitura de Palmeira, Nílton Wendler, e o chefe do escritório local da Emater, Elmar Luiz Maidl. A Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional teve participação de 90 delegados, entre os quais a representante de Palmeira, Maria Isabel Correa.