Polí­tica

Notícia publicada sábado 21 dezembro 2024

Qualificação dos gestores públicos é fundamental para as cidades do Paraná

Gostou, compartilhe

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) disse nesta quarta-feira, 18, que são muitos os desafios das prefeitas e prefeitos que assumem os governos das cidades paranaenses a partir de 1º de janeiro, mas que vão encontrar o apoio incondicional da Assembleia Legislativa no encaminhamento das demandas no Estado e no governo federal. “Temos ainda uma entidade representativa como a AMP que ontem (terça-feira, 17) formou, com o apoio da Itaipu Binacional, a primeira turma de 500 gestores das prefeituras paranaenses”, destacou Romanelli na assembleia geral da Associação dos Municípios do Paraná realizada em Curitiba.

“O Estado tem um governo municipalista e este é o perfil da maioria das deputadas e dos deputados na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. Há recursos e programas que precisam de bons projetos e qualificação dos gestores em todas as áreas da administração pública também é um salto de qualidade para que a obra seja viabilizada com maior agilidade e que os serviços públicos venham ser prestados com mais qualidade”, completou o presidente da Frente Parlamentar das Associações e Consórcios de Municípios da Assembleia Legislativa.

Romanelli ainda destacou o trabalho das prefeitas e prefeitos. “Quem toca a vida das cidades e cada vez mais ampliam as responsabilidades pelos serviços são as prefeitas e os prefeitos. Há tempos que defendo, que se faz mais urgente, um novo pacto federativo e imperiosa necessidade de ampliar os recursos por parte do governo federal para garantir, por exemplo, um melhor transporte escolar, um salário justo aos professores e melhorias nas ações de saúde e segurança. Os custos e os investimentos nestas áreas devem ser divididos entre o Município, Estado e União”, disse.

“Por outro lado, temos a AMP e seu presidente Edimar Santos que organizam pauta municipalista que é levada à Brasília e sempre estão defendendo as prefeituras livre dos dispêndio de mais custos e do corte de recursos pelo governo federal. Acompanho este trabalho e o empenho do Edimar e podem ter certeza que os avanços conquistados para os municípios são articulados pela AMP”, completou Romanelli.

Curso AMP-Itaipu

Na terça-feira, 17, Romanelli participou da formatura dos primeiros 500 alunos do Programa AMP-Itaipu 4.0, “o maior projeto de capacitação de servidores municipais do Paraná”. “Foi um momento especial, marcado pelo reconhecimento ao esforço e dedicação de profissionais que se qualificaram para servir ainda melhor a população”, disse.

“Este programa é um marco. Atende aos 399 municípios do Paraná, já recebeu 35 mil inscrições e oferece 18,7 mil vagas em cursos de pós-graduação em EaD nas áreas de autismo, licitação e contratos, gestão de esporte e lazer, e alfabetização e letramento. “Com um investimento de R$ 48 milhões, custeado integralmente pela Itaipu Binacional, vamos ter servidores empenhados em fazer a diferença, o que reforça a confiança no potencial transformador da educação”, disse Romanelli.

Segundo o presidente da AMP e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos (psd), este é o maior programa de capacitação e MBA que o Paraná já teve, o que vai elevar o nível profissional em todos os municípios nas quatro áreas de interesse escolhidas pela associação. “Sem a participação da Itaipu, sem envolvimento dos prefeitos e das prefeitas, das associações regionais, mas principalmente dos servidores, não seria possível um projeto desse tamanho”, comentou.

Foto: Assessoria Parlamentar