Curta você também
Política
Projeto de lei prorroga mandatos de diretores de escolas estaduais
O deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), virtual líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná, a partir de 2015, apresentou projeto de lei, na segunda-feira (20), que dispõe sobre a prorrogação dos mandatos dos diretores das escolas estaduais em um ano. Se aprovada a regra, a comunidade escolar só escolherá os novos dirigentes das escolas em novembro de 2015.
Em junho passado, quando o governador Beto Richa (PSDB) reuniu os gestores de escolas da rede pública, estava na pauta a prorrogação dos atuais mandatos. Reeleito, o governador agora cumpre a promessa.
“As escolas estão muito desorganizadas por causa das eleições do segundo turno para Presidente da República, no caso do estado. Isso prejudica e contamina o processo eleitoral da comunidade escolar”, justificou Romanelli. “Anos ímpares não coincidirá mais com as eleições de executivos municipais e estadual”, disse o deputado.
A novidade é que junto à prorrogação do mandato dos atuais diretores em um ano vem embutido na resolução Secretaria de Estado da Educação (SEED), o fim da reeleição de diretores e vice-diretores que já tenham três mandatos consecutivos.
Repúdio
A APP-Sindicato, entidade que representa os trabalhadores em educação no estado, emitiu nota na qual repudia a prorrogação dos mandatos dos diretores das escolas. A entidade pede que o governo do Paraná e os deputados não alterem a lei que trata do assunto. A direção da APP afirma sentir-se afrontada e desrespeitada e que não há justificativa cabível para a prorrogação.