Curta você também
Destaques
Prêmio Cidade Clima do Brasil 2013 é entregue pela Câmara a nove personalidades
A Câmara Municipal de Palmeira realizou, na última quinta-feira (12), a sessão solene de entrega do Prêmio Cidade Clima do Brasil, que prestigia e reconhece cidadãos palmeirenses que se destacam em trabalhos relevantes para o município de Palmeira. Cada vereador indicou uma personalidade para receber a honraria.
Instituído no ano de 2005, através de lei municipal, o Prêmio Cidade Clima do Brasil é outorgado anualmente e ininterruptamente pela Câmara Municipal de Palmeira. As homenagens acontecem através de indicações feitas pelos vereadores através de projetos de lei, que depois de aprovados são sancionados e transformados em leis, em reconhecimento para personalidades e entidades que contribuem de alguma forma para o desenvolvimento do município.
Antes da entrega dos prêmios, cada vereador fez a apresentação de seu indicado, que recebeu um certificado e uma placa em acrílico. Todos os homenageados emocionados e agradecidos usaram da palavra para retribuir aos vereadores, a própria família, como a sociedade em geral as respectivas indicações.
O homenageado do vereador Arildo Zaleski (PSC), Ernesto Oliveira, não pôde comparecer por motivos particulares, mas foi representado por Alice Chimin de Pauli, diretora da Escola de Educação Especial que tem o nome do homenageado e é mantida pela Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
Mesmo sem a presença de seu indicado, Zaleski o referenciou com muito orgulho de ter a oportunidade de fazer tal homenagem. De acordo com o vereador, Ernesto Oliveira é um dos maiores exemplos de voluntariado no município. Ele conta que a APAE só é o que é hoje graças ao homenageado. “A ele meu respeito e meu reconhecimento”, disse.
O vereador Pastor Anselmo (PSD) indicou o professor Antônio Celso de Paula. Ele conta que o homenageado foi seu professor e diretor no Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves, bem como professor de seus filhos. Disse que feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. “A cultura une, mas a educação liberta”, disse o vereador.
O vereador Domingos Everaldo Kuhn (PSC) homenageou Francisco Gremski, salientando sua importância nos trabalhos que realiza na Prefeitura Municipal, na recuperação de estradas rurais, como também seu desempenho em prol da comunidade de maneira voluntária. “Se tornou uma liderança na comunidade da Colônia Francesa, ajudando na administração da igreja de Nossa Senhora Aparecida, como também ajudou na construção do barracão da comunidade que hoje serve a todos os moradores do bairro. Entrego este prêmio para a pessoa que luta por uma sociedade mais justa e fraterna”, disse Kuhn.
Eliezer Borcoski (PSB) indicou o empresário João Mussi Kalache Bach, proprietário dos Supermercados Palmeiras. Em seu discurso, o vereador contou que o empresário gera cerca de 150 empregos no município, entre eles, oportunidades para jovens estudarem no contra turno. Além disso, Borcoski atribuiu o prêmio a Bach pelo o auxílio que presta a APAE de Palmeira e para o Hospital Santa Casa. “Um grande homem é medido por seu coração e por sua coragem. Coragem de inovar, coragem de investir em sua cidade e em seu povo, mas principalmente, um bom coração, que prima pelo futuro alheio, proporcionando possibilidades e oportunidades”, disse Borcoski.
O presidente da Câmara, Fabiano Cassanta (PR), prestou homenagem ao ex-prefeito Altamir Sanson. Cassanta, que foi secretário municipal na gestão de Sanson, disse que, além de administrador, o ex-prefeito dispunha de um grande coração, pois sempre atendia a população com muito carinho, atenção e humanidade. “Fiz parte da sua equipe, aprendi muitas coisas, vi o quanto trabalhou em prol do município e o quanto se dedicou para as pessoas carentes de Palmeira”, comentou Cassanta.
Mario Wieczorek (PP), em seu pronunciamento sobre Antônio Edilton Klas, disse que o Corpo de Bombeiros em Palmeira é uma realidade, também por causa de Tonico, como é conhecido. Wieczorek lembrou que o homenageado dizia que “dos 399 municípios do Paraná, Palmeira poderia ser o 36º que a contar com uma corporação do Corpo de Bombeiros. Não podemos perder a oportunidade”. O vereador concluiu, afirmando que “Palmeira foi avante e você, Tonico, contribuiu para isso”, disse Wieczorek.
João Alberto Gaiola (PDT) homenageou Adir Silvio Stadler, munícipe ativo, um esportista, que em sua atividade profissional foi ímpar, na vida social e familiar, um exemplo de vida que deve ser seguido. “Adir não é apenas um exemplo para Palmeira, mas também para a minha pessoa. Hoje, não poderia fazer um discurso formal, pois assim não teria a temperatura que eu queria que tivesse. Queria que as palavras saíssem empurradas pelo sentimento e do coração”, disse Gaiola.
O vereador José Ailton Vasco (PTN) fez seu pronunciamento sobre Maria Lercinda Przibiovicz. Em um discurso emocionado, Vasco disse que homenageando dona Lercinda homenagearia outras mulheres, outras mães que se esforçam por suas famílias e por suas comunidades. “Catequista, com uma vida sofrida, sempre na igreja, na comunidade, dentro da simplicidade. Nasci e me criei na mesma comunidade que ela, sempre a vi batalhando. Por mais que a vida seja difícil, para quem tem Deus no coração tudo dá certo”, disse Vasco.
Rogério Czelusniak (PTB) homenageou Lineu Gross, o primeiro empresário de Palmeira a se instalar no Distrito Industrial, que além ajudar no desenvolvimento do município sempre foi muito atuante em associações de moradores, como a de Pinheiral de Baixo, Elias Farajala Bacila e a comunidade São José. “Você é um grande homem e este diploma reflete o reconhecimento de seu trabalho por Palmeira”, disse o vereador.