Curta você também
Política
Prefeito tem boa expectativa pela liberação de recursos federais para Palmeira
O momento econômico e principalmente político que o Brasil atravessa pode ser um empecilho para o poder público realizar investimentos. Mesmo diante deste cenário, o prefeito de Palmeira, Edir Havrechaki (PSC), foi a Brasília e manteve contatos em ministérios buscando a liberação de recursos para pagamento de obras já realizadas e em execução, bem como para a execução de novas obras, inclusive já licitadas pela Prefeitura. Se não conseguiu respostas positivas de imediato, o prefeito diz que ficou uma boa expectativa de que a liberação de alguns recursos possa acontecer em breve.
As gestões pelo recebimento de restos a pagar, relativos a obras já executadas e em andamento têm sido rotineiras em Brasília. Para Palmeira, são recursos para complementação de pagamento das obras e reformas de unidades de saúde e pavimentação de ruas, junto aos ministérios da Saúde e das Cidade. Havrechaki cita o caso da rua Johanes Jansen, no bairro da Vila Rosa, e ruas do bairro do Rocio 2, cujas obras estão em execução e os valores da contrapartida da Prefeitura já foram integralmente pagos.
Porém, é a liberação de recursos para novas obras de pavimentação que mais merece empenho por parte da administração municipal. Entre elas estão as ruas Adalberto Alves de Paula, no bairro Regina Vitória, e Judith Sotta Malucelli, no centro, que passa em frente ao Centro de Especialidades Médicas e o CMEI Professor Alderico Viante, recém inaugurados e que têm um grande fluxo de pessoas diariamente.
Com a licitação já realizada, faltando apenas a liberação de recursos pelo Ministério do Esporte para que as obras comecem, estão a quadra de grama sintética, o parque infantil e a academia ao ar livre em Witmarsum. Estas instalações e equipamentos irão compor um complexo de esporte e lazer para atender à população da comunidade.
Casa Civil
Também foi apresentado pedido de autorização junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para aplicação de sobras de recursos utilizados para aquisição de brinquedos didáticos. Tudo, porém, depende de manifestação da Casa Civil, segundo relatou o prefeito, que informou ter solicitado a deputados federais a marcação de audiência com o paranaense Rodrigo Rocha Loures, ex-deputado federal e um dos principais assessores do presidente interino Michel Temer (PMDB).
Acompanharam o prefeito a Brasília dois secretários municipais: Mário Wieczorek, da Assistência Social, Cidadania e Direito Humanos, e do Planejamento, Jaudeth Hajar.