Polí­tica

Notícia publicada terça-feira 28 abril 2015

Polícia reprime marcha de professores rumo à Assembleia Legislativa

Gostou, compartilhe

A APP-Sindicato, entidade que congrega professores e trabalhadores da educação no Paraná, obteve liminar da Justiça que garante presença de público na sessão desta terça-feira (28) da Assembleia Legislativa. No entanto, policias militares não deixaram que os professores, em marcha pela avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, chegassem perto da Assembleia. O confronto desta manhã teve uso de spray de pimenta, jatos de água, bombas de efeito moral e balas de borracha para impedir que os professores entrassem no Cento Cívico.

A confusão começou quando os professores tentaram remover os carros da PM que impediam a entrada do carro de som na quadra onde fica o prédio da Assembleia. Um grupo de professores tentava empurrar o carro com as mãos. A princípio, os policiais militares apenas observaram, mas em seguida começar a agir com o uso de jatos de água, balas de borracha e bombas de efeito moral.

Como desde o início da manhã, a avenida Cândido de Abreu estava bloqueada do Palácio Iguaçu até a Prefeitura de Curitiba, os manifestantes tentaram avançar pelo gramado da praça para levar até a frente da Alep o carro da som do movimento. A confusão aconteceu por volta das 10 horas da manhã.

A liminar obtida pela APP-Sindicato autoriza a entrada dos servidores públicos estaduais na Assembleia Legislativa, derrubando o interdito proibitório que impedia que os professores acompanhassem das galerias a votação do projeto de lei que altera o Fundo Previdenciário do Estado. A liminar foi concedida pelo juiz substituto Márcio José Tokars, após pedido de habeas corpus impetrado pelo grupo de advogados Direito para Todos. A liminar libera a entrada de dirigentes sindicais e estudantes nas galerias da Assembleia, para que possam acompanhar as sessões dos deputados.

Com isso, os professores pretendem acompanhar a sessão e fazer pressão contra a mudança que, segundo eles, coloca em risco o futuro das aposentadorias de todos os servidores. “Nos iremos organizar grupos para que todos os núcçeos sindicais possam estar presentes nas galerias”, afirma o Luis Fernando Rodrigues, diretor de comunicação da APP-Sindicato, que representa a categoria.  A expectativa é de que cerca de mais 20 mil manifestantes se incorporem à mobilização, vindos de do interior do Paraná.

PM x Professores choque

PM x Professores choque 1