Curta você também
Política
Parlamento Jovem realiza sessão e aprova três projetos de lei e dois anteprojetos
A Câmara Municipal de Palmeira realizou na última quinta-feira (30), sessão ordinária do Parlamento Jovem, na qual os vereadores jovens discutiram e aprovaram três projetos e dois anteprojetos de lei, dez indicações e dois requerimentos. Eles defenderam suas proposições, que agora seguem para análise dos vereadores para serem legitimadas e encaminhadas.
Um dos projetos aprovados, do vereador Mateus Rain, dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de bebedouros com água potável ou mineral nos estabelecimentos bancários, casas lotéricas, agências dos Correios, cartórios e outras repartições públicas situadas no município. “O pedido da instalação dos bebedouros é, sem dúvida, para melhor atender a população, dar condições para que as pessoas se sintam bem e satisfaçam uma necessidade básica”, disse o autor da proposta.
Da vereadora Amanda Rigoni Vida Baptista foi aprovado o projeto que institui o programa municipal de coleta e descarte de lâmpadas fluorescentes. “O descarte responsável e adequado das lâmpadas fluorescentes, que contém material tóxico, contribui para a preservação do meio ambiente, promovendo a economia de recursos naturais e evitando contaminações”, disse Amanda, defendendo a aprovação do projeto.
Louise Amanda Zittel propôs o projeto, também aprovado, que dispõe sobre a criação de estacionamento para bicicletas em locais abertos à frequencia de público, como incentivo a esse modal de transporte. “Há necessidade de adequação dos espaços públicos e privados para o uso da bicicleta como meio de transporte, que, além das ciclovias, ciclofaixas e faixas compartilhadas, é composto também por bicicletários ou paraciclos, propiciando ao ciclista maior facilidade e comodidade no exercício de suas atividades em locais de grande afluência de pessoas. Portanto a existência de um local apropriado para se estacionar a bicicleta com segurança, praticidade e conforto devolve dignidade a este meio de transporte” disse a vereadora jovem.
Anteprojetos
De proposição de Alcenir Teixeira Kuhn, foi aprovado o anteprojeto que dispõe sobre a implantação de Casa de Passagem em Palmeira. Para ele, o projeto visa atender pessoas que não possuem condição de vir do interior até a cidade para deslocar-se a outra cidade com o ônibus fornecido pela Secretaria de Saúde, bem como aquelas que necessitam estar bem cedo nos locais de atendimento à saúde para conseguir a ficha de atendimento médico. “Com a criação da casa de passagem no município, essas pessoas poderiam se deslocar no dia anterior às consultas até a cidade, onde teriam condições de pernoitar, facilitando assim o acesso aos tratamentos de saúde”, ressaltou Kuhn.
Aprovado também o anteprojeto de lei proposto por Letícia Stephani Guimarães, que dispõe sobre a coleta de resíduos sólidos domiciliares da zona rural, no âmbito do município. Segundo ela, que é moradora do interior do município, na localidade de Volta Grande, atualmente a solução encontrada pela população é queimar os resíduos orgânicos, reduzindo o volume a ser enterrado, o que traz sérios riscos da contaminação do solo, do lençol freático por metais pesados e também contamina do ar por gases poluentes. Leticia relata que, além disso, os materiais descartados podem ser carregados para os cursos d’água, virando criadouros de mosquitos. “Nesse sentido, é de extrema importância a coleta e a destinação correta do lixo também na zona rural no nosso município”, afirma a vereadora jovem.
Requerimentos
O vereador Johann Fabricius Vogt solicitou que seja encaminhado expediente à Secretaria Municipal de Transito, solicitando informações sobre quando serão recolocadas as placas de trânsito, principalmente as que indicam preferência nas ruas Johannes Jansen e Gabriel Prestes esquina com a rua General Agostinho dos Santos. Enquanto a jovem vereadora Andressa Iachinski solicita ao prefeito informações sobre a existência de projetos para manutenção das ruas do bairro do Rocio 2.
Indicações
Alcenir Teixeira Kuhn solicita ao prefeito que veja da possibilidade de instalação de uma academia ao ar livre na localidade de Pinheiral de Baixo, a construção de mais uma pista de skate em local central e com melhor segurança e a que se estude a possibilidade de construir outro portão de acesso ao posto de saúde de Faxinal dos Quartins, ou ampliar e melhorar o acesso do portão já existente.
Gustavo Kapp Hartman solicita para a Secretaria de Obras e Infraestrutura a ampliação da rede de iluminação publica na rua Tenente Siqueira Campos, no Jardim São José. A vereadora Polyana Muchinski Grochevski indica, para a mesma Secretaria, que seja realizada instalação de iluminação pública em toda a extensão da rua Abilio Barscz, na Colônia Francesa. Mateus Rain indica ao Departamento de Trânsito que sejam instaladas placas indicativas com o nome das ruas e orientando a localização dos prédios públicos da rua Nascim Bacila e das ruas que fazem cruzamento. Ainda, para a Secretaria de Obras e Infraestrutura, proposição da vereadora Andressa Iachinski solicita manutenção da rua São Sebastião, no Rocio 2, principalmente no trecho nas proximidades das obras da trincheira na BR- 277.
Já Letícia Stephani Guimarães indica que seja realizado o patrolamento e cascalhamento na estrada que dá acesso à localidade de Correias, a qual se inicia no posto de combustível na BR 277 e segue até a localidade. Louise Amanda Zittel indica ao prefeito que se estude a possibilidade de asfaltar a rua 15 de Novembro, via pública localizada no centro de Witmarsum, na qual situa-se a Agência do Sicredi, Posto de Informação Turística e Museu de Witmarsum.
No âmbito da cultura, a vereadora Amanda Rigoni Vida Baptista indica ao prefeito que sejam disponibilizados locais destinados à divulgação de espetáculos e eventos em geral.