Curta você também
Política
Omissão de cobrança de dívidas impede assinatura de convênios de Palmeira com União e Estado
Palmeira figura na lista de 124 municípios do Paraná que não podem firmar novos convênios com a União e o Estado. O motivo é a omissão na cobrança de dívidas que a Prefeitura tem a receber, que somam R$ 305.774,00 e o não cumprimento de decisão pela exoneração de ocupantes de cargos de forma irregular, segundo o Tribunal de Contas. A procuradora do município, Andreia Gaspar Soltoski, disse que o TC já foi informado sobre a regularidade da cobrança das dívidas e cumprimento das decisões, com o que a Prefeitura poderá ter acesso à certidão liberatória, que é exigida para a formalização dos convênios.
A procuradora alegou que no início do mandato ocorre uma demora no cadastramento para acesso dos novos gestores aos sistemas do TC. Isto, segundo ela, atrasou o repasse das informações ao tribunal, o que somente aconteceu na terça-feira (29). A advogada disse ter certeza que assim que as informações prestadas forem recebidas, será possível ao município acessar a certidão liberatória.
As prefeituras listadas pelo Tribunal de Contas são acusadas de não cobrar dívidas de gestores condenados administrativamente pelo TC e, por isso, tiveram a emissão de certidões liberatórias bloqueadas pelo órgão. Sem esse documento do TC, os municípios não podem receber dinheiro por meio dos convênios estaduais ou federais.
Mais informações na edição impressa da Gazeta de Palmeira