Polí­tica

Notícia publicada segunda-feira 17 fevereiro 2014

Número de candidaturas para Parlamento Jovem surpreende a Câmara Municipal

Gostou, compartilhe

A Câmara Municipal de Palmeira foi surpreendida com a participação dos estudantes do 7º ano do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio somando pouco mais de 100 candidaturas para o Parlamento Jovem, que é um programa desenvolvido pelo Legislativo e que, nesta quarta-feira (19), tem programada a eleição de seus primeiros nove membros, nas 16 instituições de ensino da cidade e do interior. Aproximadamente 4 mil alunos deverão escolher um representante de cada escola, que disputarão, em uma segunda fase, na sexta-feira (21), uma das nove vagas de vereador júnior de Palmeira.

A maioria das escolas teve uma média de 2 a 5 candidatos, mas foram registrados casos como do Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves, que conta com cerca de 1.200 alunos e teve  30 candidaturas nos três turnos, bem como do Colégio Estadual Bom Jesus do Monte, da localidade de Vieiras, que registrou 24 candidaturas. “Vamos realizar nesta terça-feira (18), uma eleição prévia por sala, para no dia 19 ficar mais fácil escolher nosso representante”, disse a diretora Isis Borck, da escola localizada a 35 quilômetros da cidade.

A professora Gisele Bejes Mildemberg, responsável pelo Programa no Colégio Sagrada Família, relatou que a grande maioria dos estudantes apoiou a iniciativa. Ela informou que todos os candidatos a vereador júnior já estão fazendo campanha junto aos colegas e comentaram que, mesmo não sendo eleitos, querem acompanhar os trabalhos do Parlamento Jovem. “Mesmo que não consigamos um vereador da nossa escola, também vou continuar acompanhando os trabalhos, incentivando os alunos e suas famílias a participarem das sessões e agora, das sessões do Parlamento Jovem”, salienta a professora Gisele.

Para o presidente da Câmara, vereador Fabiano Cassanta (PR), a adesão por parte dos estudantes reflete o excelente trabalho dos diretores, pedagogos e professores das escolas que passaram para os alunos o funcionamento do Programa, como também motivaram a participação dos jovens.

O idealizador do Parlamento Jovem, o vereador Mário Wieczorek (PP), se disse surpreso com a quantidade de candidaturas, mas feliz de ver que já existe uma conscientização da juventude, da sua importância no contexto político municipal.

Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem é um programa desenvolvido pela Câmara Municipal que visa politizar o jovem palmeirense, como também, fazer com que os estudantes tragam as demandas de suas escolas e comunidades para o debate na Casa de Leis. É uma oportunidade para que jovens cidadãos possam conhecer e experimentar, durante um ano, a jornada de trabalho dos vereadores e assim, venham contribuir para a cidadania e o desenvolvimento da cidade.

O Parlamento Jovem será realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência no processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Vereadores. Para isso, serão escolhidos nove estudantes matriculados em escolas públicas e particulares, entre o 7º ano do ensino fundamental até o 2º ano do ensino médio, eleitos para atuarem como vereadores juniores.

Os estudantes do 6º ano do Fundamental já podem participar do processo como eleitores, mas não podem se candidatar, como também é o caso dos alunos que passarão para o 3º ano do ensino médio, visando a que se dediquem para a preparação ao vestibular e ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).