Polí­tica

Notícia publicada quinta-feira 08 setembro 2011

Nova CEI na Câmara Municipal quer apurar origem de dinheiro para pagamentos de educadoras infantis

Gostou, compartilhe

Seguindo recomendação feita no relatório final da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investigou e confirmou irregularidades em pagamentos de diferenças salariais a educadoras infantis do quadro próprio da Prefeitura, o presidente da Câmara Municipal, vereador Max Vida Santos (PSB) nomeou os vereadores Josiel Caldas (PMDB), Mário Wieczorek (PP) e Sérgio Belich (DEM) para integrarem uma nova CEI. A nomeação  dos integrantes se deu através de portaria, na sessão ordinária de terça-feira (6).

A comissão agora vai tentar apurar a origem do dinheiro utilizado pelo secretário de Educação, Cultura e Esporte, Rogério Schnell, para efetuar os pagamentos. Ele afirmou em depoimentos à CEI, prestados em duas oportunidades, que usou recursos próprios para pagar as educadoras infantis. Como não houve tempo para a apuração, a tarefa de apurara a origem dos recursos caberá nova comissão.

Dos três vereadores que integram a nova CEI, dois deles – Wieczorek e Belich – já atuaram na anterior. Uma situação que chamou a atenção dos vereadores, que é o fato de pagamentos feitos em espécie já terem acontecido em 2009 e 2010, e não apenas este ano, demo9nstrarem uma prática até comum adotada pelo secretário. Schnell, inclusive, em seus depoimentos, negou-se a falar sobre os pagamentos dos dois anos anteriores e a origem do dinheiro utilizado naquelas ocasiões.

Na próxima semana, os três vereadores nomeados para a nova CEI devem promovera primeira reunião de trabalho e definir quem será o presidente e a quem caberá a função de relator. Eles também devem definir quais serão os procedimentos iniciais e se haverá a convocação de alguém para prestar depoimentos à CEI.