Curta você também
Política
Marcos Rochinski integra Conselho de Desenvolvimento Econômico Social
O coordenador geral da Fetraf/Brasil, Marcos Rochinski, palmeirense e dirigente sindical do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Palmeira, é um dos novos membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social. A posse foi realizada no último dia 28 de janeiro, durante a 44ª reunião do CDES, realizada em Brasília, com a presença da presidenta Dilma Rousseff, do chefe da Casa-Civil, Jacques Wagner, dos ministros da Fazenda, Nelson Barbosa; do Planejamento, Orçamento e Gestão, Valdir Simão, e da Agricultura e Pecuária, Kátia Abreu, além do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.
É a primeira vez que a Fetraf/Brasil consegue cadeira nesse Conselho. Para Rochinski, a retomada do CDES significa o ressurgimento de um espaço de debates para a análise e elaboração de propostas em benefício da classe trabalhadora brasileira.
“Nós temos a expectativa de que o conselho efetive-se como espaço de debates para que as propostas se tornem uma realidade em políticas públicas. É um espaço onde também teremos a oportunidade de levar as nossas reivindicações específicas do setor da agricultura familiar”, disse o coordenador geral da Fetraf/Brasil
Durante a reunião foram abordados temas referentes à retomada do crescimento e fortalecimento da economia e da geração de emprego e renda no país.
CDES
Com o tema Repactuação dos Caminhos para o Desenvolvimento, a presidenta Dilma Rousseff reativou o CDES, também conhecido como Conselhão. O órgão consultivo, formado por 90 representantes da sociedade civil, do empresariado e das centrais sindicais, não se reunia desde julho de 2014.
Os membros do CDES estão recebendo por meio eletrônico um questionário, pelo qual poderão fazer uma avaliação do encontro e manifestar suas expectativas e possíveis propostas para discussão. Na primeira reunião compareceram 81 dos 92 atuais conselheiros.