Curta você também
Destaques
Justiça Eleitoral abre processo contra candidato a prefeito por presença do apresentador Ratinho em carreata
A presença do apresentador de televisão Ratinho em carreata realizada na segunda-feira (1º) pode virar uma grande dor de cabeça para o candidato a prefeito Edir Havrechaki (PSC). Afinal, a Justiça Eleitoral entendeu que a participação do homem de TV em atividade de campanha feriu o artigo 9º da resolução 23.370/11, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A juíza eleitoral Cláudia Sanine Ponich Bosco havia expedido liminar solicitando a abstenção do apresentador na carreata.
A resolução do TSE na qual se baseia a juíza eleitoral prevê que “é proibida a realização de showmício e de evento assemelhado para promoção de candidatos e a apresentação, remunerada ou não, de artistas com a finalidade de animar comício e reunião eleitoral, respondendo o infrator pelo emprego de processo de propaganda vedada e, se for o caso, pelo abuso do poder”.
O apresentador chegou a Palmeira na manhã de segunda-feira pouco antes do meio-dia, de helicóptero. A aeronave fez pouso no gramado do Estádio João Chede e de lá o apresentador saiu para a carreata acompanhando os candidatos a prefeito e vice pela coligação “Palmeira sempre em frente” – Edir Havrechaki (PSC) e Marcos Levandoski (PT) – passando por diversas ruas da cidade.