Polí­tica

Notícia publicada segunda-feira 25 maio 2015

Edir e mais 11 prefeitos da AMCG participam de Marcha em Defesa dos Municípios

Gostou, compartilhe

Teve início nesta segunda-feira (25), em Brasília, a 18ª Marcha em Defesa dos Municípios. O prefeito de Palmeira, Edir Havrechaki, e outros 11 prefeitos da Asociação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) participam do evento e acompanham as reivindicações da Confederação Nacional de Municípios (CNM) junto ao governo federal. A Marcha segue até sexta-feira (28), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

Além de cobrar do governo federal e discutir assuntos como o Pacto Federativo, o aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), os restos a pagar, a reforma política e os royalties do petróleo e gás, os gestores municipais participam de uma programação extensa, como a Exposição de Produtos, Serviços e Tecnologias, palestras, e o espaço da CNM para áreas técnicas.

A sessão solene de abertura está marcada para às 9 horas de terça-feira (26 ). Na ocasião, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, dará boas-vindas aos presentes e ministrará uma palestra sobre as Propostas do Movimento Municipalista. No período da tarde, está programado o debate sobre a reforma política e a posse da diretoria da CNM para o triênio 2015-2018. Várias arenas temáticas estão previstas durante o dia.

Pacto Federativo

Na quarta-feira (27), a exclusividade é a discussão do Pacto Federativo. Ao longo do dia, várias autoridades estarão debatendo o tema. Entre eles, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), governadores e os ministros das Cidades, Gilberto Kassab, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

O último dia de Marcha, na quinta-feira (28), começa com uma palestra sobre A Força do Poder Legislativo no Movimento Municipalista, seguida de um informe do governo federal, com a participação de ministros. O encerramento será ao meio-dia, com a leitura da Carta da 18ª Marcha.