Curta você também
Política
Curso forma operadores de motoniveladoras e pás-carregadeiras
A Prefeitura de Palmeira, através da Secretaria de Agricultura e Pecuária, está implantando sistema administrativo regional no município, que será dividido em cinco regiões. Em cada uma delas deverá estar disponível uma patrulha rural, com máquinas e equipamentos, que será administrada por associações de moradores das comunidades. Dando início ao projeto, desde o último dia 25 está acontecendo o primeiro curso de formação de operadores de motoniveladora e pá-carregadeira, com participação de nove futuros operadores.
O curso foi dividido em dois módulos, com cinco dias de treinamento para a operação de motoniveladora e outros cinco dias para pá-carregadeira. Durante os dez dias de aulas, os participantes aprenderam teoria e executaram vários exercícios práticos, como a nivelação de terrenos e carregamento de terra e entulhos.
O instrutor Luis Cristiano Heffko, que ministrou o curso, avaliou o desempenho dos participantes como “acima da média”. Ele disse que, “no início, alguns até tiveram uma certa dificuldade, mas como a maioria dos alunos já havia tido experiência com outros equipamentos pesados, foi questão de tempo para se adaptarem à mononiveladora e à pá-carregadeira”.
Ainda segundo o instrutor, a segurança foi um assunto abordado com uma atenção especial durante o curso. “Os alunos aprenderam que a principal causa de acidentes é o excesso de confiança. Trabalhamos bastante este ponto no curso e, devido a isso, todos sairão daqui sabendo operar os equipamentos com capacidade técnica e com responsabilidade”, afirmou Heffko.
O próximo passo para a implantação da regionalização deverá ser dado nos próximos meses, segundo informou o secretário Nilton Wendler. “Ainda no primeiro semestre devemos colocar em prática a primeira região, que servirá de modelo para as outras quatro”, falou o secretário.