Polí­tica

Notícia publicada quarta-feira 09 agosto 2023

CCJ aprova projetos que visam estimular o turismo no Estado

Gostou, compartilhe

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou nesta terça-feira (08) duas propostas que visam estimular o turismo no Estado. O projeto de lei 456/2023, do deputado Goura (PDT), institui o Corredor Cicloturístico do Rio Iguaçu. Já o projeto de lei 573/2023, de autoria da deputada Flávia Francischini (União), institui o Dia do Mototurismo no Paraná, a ser realizado anualmente em 23 de agosto.

O Corredor Cicloturístico do Rio Iguaçu ficará localizado inteiramente dentro da Bacia Hidrográfica do Rio Iguaçu, tendo o Rio como eixo estruturante.  Entre outros objetivos, a proposta do deputado Goura quer incentivar o uso da bicicleta e o turismo ecológico, valorizando a cultura, a natureza e os atrativos turísticos da região. Além disso, a proposição pretende fomentar desenvolvimento dos arranjos produtivos locais e a movimentar a economia regional. A matéria também pretende promover o monitoramento contínuo dos fluxos de ciclistas como forma de gerar dados e subsidiar políticas públicas para a gestão e o desenvolvimento socioeconômico da região.

Com o avanço da proposta, os municípios integrantes do Corredor Cicloturístico do Rio Iguaçu poderão definir o traçado da rota que fará parte do Corredor, sempre de forma integrada com as rotas das cidades vizinhas. Também será possível implantar sinalização visível e padronizada com os demais trechos do Corredor. Além disso, os municípios poderão mapear e divulgar os atrativos e produtos turísticos existentes na região das rotas.

Já o projeto de autoria da deputada Flávia Francischini, instituindo o Dia do Mototurismo no Paraná, homenageia o feito de dois paranaenses em 1923. Ricardo Wagner e Afonso Lange percorreram um trajeto de mais de 200 quilômetros pilotando uma Harley-Davidson 16-F e uma Indian Scout. Saindo de Ponta Grossa, passaram por Curitiba e finalizaram o trajeto em Antonina. Entre ida e volta, a viagem durou quatro dias. De acordo com a justificativa da matéria, esta é a primeira grande viagem de motocicleta registrada no Brasil.
Foto: Orlando Kissner/Alep