Polí­tica

Notícia publicada sábado 10 agosto 2024

Campanha PG contra Desinformação será lancada na próxima segunda feira

Gostou, compartilhe

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, está entre os confirmados para o lançamento da campanha ‘PG contra a Desinformação’. O evento será realizado na segunda-feira, 12 de agosto, às 19h, no Grande Auditório do campus central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A iniciativa também contará com a participação remota de Victor Durigan, coordenador do Programa Nacional de Combate à Desinformação, gerido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Ao longo do ano, diversas ações em todo o Brasil têm destacado a importância de fortalecer os espaços democráticos e alertar sobre os riscos da desinformação, especialmente em períodos eleitorais. A campanha ‘PG Contra Desinformação’ visa promover ações que alinham-se à legislação eleitoral vigente, buscando combater o compartilhamento de notícias falsas durante as eleições municipais de 2024.

O movimento faz parte de uma rede nacional de instituições envolvidas no Programa Nacional de Combate à Desinformação, sob a coordenação do STF. A campanha reunirá representantes da sociedade civil organizada, movimentos e entidades sociais sem fins lucrativos, membros do Poder Judiciário, Ministério Público, profissionais da imprensa e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Para o professor Sérgio Gadini, coordenador do projeto de extensão Combate à Desinformação da UEPG, a iniciativa reforça a necessidade de um compromisso coletivo para assegurar eleições justas e informadas. “A participação ativa de comunicadores, membros do judiciário e candidatos políticos é crucial para fortalecer um debate honesto e evitar a disseminação de fake news”, afirma.

A expectativa é que a campanha inspire um diálogo mais transparente e responsável, garantindo que a desinformação não tenha espaço nas eleições. O evento promete ser um marco importante na luta contra as fake news e está aberto à participação de todos.

Foto: Divulgação