Polí­tica

Notícia publicada terça-feira 26 junho 2012

Ano Internacional das Cooperativas é celebrado em solenidade na Assembleia Legislativa

Gostou, compartilhe

Foto; Nani Góis/ALEP

As cooperativas paranaenses foram homenageadas pela Assembleia Legislativa na segunda-feira (25), durante a sessão plenária, por proposição dos deputados da Frente Parlamentar pelo Cooperativismo para celebrar o Ano Internacional das Cooperativas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Representantes da Cooperativa Witmarsum participaram do evento, durante o qual foram entregues certificados às cooperativas e homenageados o cooperado e a instituição mais antigos do Estado, respectivamente, Willem de Geus e a Batavo Cooperativa Agroindustrial, localizada em Carambeí.

O deputado Teruo Kato (PMDB), presidente da Frente Parlamentar pelo Cooperativismo, enfatizou os bons resultados obtidos através desse sistema, que vem dando muito certo no Paraná: “Inclusive, o Paraná é referência para o Brasil inteiro. O cooperativismo é um instrumento que vem promovendo o desenvolvimento de várias regiões, em função do apoio que é dado aos pequenos produtores e empresários. Dessa forma, nós queremos neste ano, que é o Ano Internacional das Cooperativas, divulgar mais o cooperativismo e fortalecer o sistema em todo o Paraná”, sublinhou.

Durante o evento ocorreram pronunciamentos do secretário Norberto Ortigara, da Agricultura e do Abastecimento; dos presidentes da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), João Paulo Koslovski; da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária(Unicafes), Luiz Possamai; do deputado federal Assis do Couto (PT-PR) e de diversos parlamentares.

“O Paraná é exemplo de inclusão das famílias dos pequenos produtores, que melhoram de vida e tem a oportunidade de continuar morando e produzindo no campo”, declarou Possamai. Esse aspecto também foi enfatizado por Koslovski: “A movimentação econômica das cooperativas do Paraná representa 13% do PIB do Estado e 55% do PIB do setor agropecuário, abrigando 75% de pequenos agricultores com menos de 50 hectares”, informou.

Associados

Conforme dados do Sistema da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o órgão máximo de representação das cooperativas no país, o Brasil conta hoje com mais de 6.600 cooperativas atuantes em 13 ramos de atividades econômicas distintas, com cerca de nove milhões de associados. De acordo com a Aliança Cooperativa Internacional (ACI), um bilhão de pessoas estão ligadas ao cooperativismo, em 100 países distintos. Mundialmente o setor gera mais de 100 milhões de empregos diretos.

A Organização das Nações Unidas lançou oficialmente o ano de 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas, no dia 31 de outubro de 2011, em Nova Iorque. Com o slogan “Cooperativas constroem um mundo melhor”, a ONU pretende reforçar a importância do cooperativismo como uma opção estratégica de parceria, que representa um instrumento capaz de produzir impactos positivos sobre as populações, alterar e elevar a qualidade de vida, além de promover a redução das desigualdades sociais a partir do desenvolvimento sustentável.

Fortalecimento

A Frente Parlamentar pelo Cooperativismo foi criada por proposição do deputado Teruo Kato e tem por finalidade defender e ampliar o debate sobre o assunto, promovendo audiências públicas, integrando ações dos governos federal, estadual e municipais, para apoiar os princípios cooperativos e fortalecer ainda mais o sistema. Já fazem parte deste movimento os deputados Ademir Bier (PMDB), Jonas Guimarães (PMDB), Professor Lemos (PT), Artagão Junior (PMDB), Elton Welter (PT), Adelino Ribeiro (PSL) e Nelson Luersen (PDT).