Curta você também
Policial
Solenidade no Palácio Iguaçu comemora os 164 anos da Polícia Civil do Paraná
O governador Beto Richa participou na terça-feira (26) da solenidade que comemorou os 164 anos da Polícia Civil do Paraná e destacou os investimentos do Governo do Estado na corporação. Ele lembrou que, desde 2011, foram contratados 1.800 profissionais, entre delegados, investigadores, escrivães e papiloscopistas. “A Polícia Civil é muito valorizada e foi reestruturada no nosso governo. Os novos profissionais fortaleceram a estrutura da corporação, já que 44% do efetivo atual foi contratado na nossa gestão”, afirmou. Hoje, todas as comarcas do Estado contam com delegados.
Todas as regiões do Paraná foram beneficiadas com novas viaturas para a Polícia Civil, que estão dentro do lote de mais de 3 mil veículos adquiridos pelo Governo do Estado para as forças de segurança, nos últimos anos. “Reestruturamos as polícias Civil e Militar e garantimos melhores condições aos profissionais, com a modernização das estruturas, aquisição de novas viaturas e de armamentos pesados para o combate ao crime organizado”, disse o governador.
Medalhas
O governador, o secretário Wagner Mesquita e o delegado Júlio Reis entregaram medalhas de Tempo de Serviço Policial aos profissionais que se destacaram nas suas funções. Eles receberam medalhas de bronze (10 anos), prata (20 anos) e ouro (30) anos. Além do tempo de serviço, a homenagem atende a critérios de bons serviços à Polícia Civil, à ordem pública e à coletividade policial. Também não podem terem sido punidos disciplinar ou criminalmente.
Avanços
Os investimentos do Governo do Estado promoveram ampliação e avanços na área da infraestrutura da corporação, conforme apresentou Richa. Em seis anos, o governo estadual instalou a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e criou a Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas, em Curitiba. Também na capital, o Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crime (Nucria) e o Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride) ganharam novas sedes.
Uma outra inovação foi a implantação da Delegacia Eletrônica (www.delegaciaeletronica.pr.gov.br) e do sistema de emissão de atestados de antecedentes criminais online, pelo Instituto de Identificação do Paraná. O Instituto passou a contar com a unidade móvel de atendimento para emissão de carteira de identidade totalmente informatizada, com vantagem no rápido deslocamento para atender a população mesmo nos lugares mais afastados.
Fotos: Jaelson Lucas/ANPr