Policial

Notícia publicada sexta-feira 12 junho 2015

Polícia Militar alerta à população sobre falso seqüestro por telefone

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O 1º Batalhão de Polícia Militar divulgou uma nota para alertar a população da região dos Campos Gerais sobre uma modalidade criminosa de extorsão que vem sendo utilizada por infratores, o chamado “falso sequestro”, delito comumente anunciado por meio telefônico. Criminosos, mesmo presos, têm se aproveitado da inexperiência e, consequentemente, do desespero de pessoas que imaginam ter seus familiares em poder de sequestradores para arrancar dinheiro de suas vítimas.

Normalmente, o marginal liga, de forma aleatória, para um número de telefone, noticiando à vítima o suposto sequestro de um parente. A estratégia é utilizar-se de frases fortes, ameaçando de morte o suposto refém, agindo psicologicamente sobre as pessoas.

É comum o marginal determinar à vítima que o telefone não seja desligado em hipótese alguma. Manter a pessoa ao telefone a impede de ligar para o familiar e constatar a fraude. O valor exigido para libertar o falso refém normalmente não é alto, ordenando-se que a vítima faça uma transferência bancária para contas abertas com documentos falsos. A exigência dos bandidos pode até resumir-se à simples compra de créditos para telefones celulares pré-pagos.

Para a consumação do golpe, os criminosos podem, eventualmente, colocar outra pessoa ao telefone, fingindo ser o refém. Em momentos de tensão, pode ser difícil reconhecer com exatidão uma voz ao telefone. Ao ouvir um falso pedido de socorro e, diante da situação de stress, é comum que as vítimas, na tentativa de certificar-se que seu familiar está em poder de sequestradores, acabem revelando nomes, o que facilita a ação criminosa.

Nestes casos, é extremamente importante desligar o telefone e tentar contato imediato com a pessoa que supostamente está sendo sequestrada, na tentativa de confirmar ou não o ocorrido.

Em casos de extravio, furto ou roubo do aparelho celular é importante avisar imediatamente a operadora de telefonia, solicitando o bloqueio da linha. Outra dica é evitar o empréstimo do telefone a um desconhecido. Ações como estas impedem que criminosos disfarçados de cidadãos façam uso das informações pessoais constantes no aparelho para cometer ações delituosas, articulando, inclusive, o falso sequestro.

Outras modalidades

Além do falso seqüestro, outras modalidades criminosas têm sido utilizadas por infratores para retirar dinheiro de suas vítimas. É preciso ficar atento, pois verdadeiros “teatros criminosos” são montados, algumas vezes com a participação de mais de um infrator, a fim de ludibriar pessoas através de ligações telefônicas.

É imprescindível verificar a veracidade de todas as informações relatadas ao telefone antes de tomar qualquer atitude. Os criminosos, criativos e ousados, tem se utilizado de alternativas diversas para enganar suas vítimas. Dentre as situações já conhecidas destacam-se, além do falso sequestro:

- A pessoa recebe uma ligação de alguém que finge ser um amigo ou familiar enfrentando uma situação de dificuldade qualquer, normalmente emergencial (doenças, acidentes de trânsito ou trabalho, veículo quebrado na estrada, etc.), solicitando dinheiro através de transferências bancárias;

- Falsos operadores de telemarketing ligam para uma vítima em potencial oferecendo vantagens, informando sobre sorteios, promoções, recebimento de prêmios, etc. Vantagens econômicas e lucro fácil tendem a tirar a racionalidade de muitas pessoas, tornando-as vítimas de mal intencionados;

- Ligações em que são proferidas ameaças contra amigos e familiares, e onde são exigidos valores em dinheiro, créditos para celular, etc.;

- Falsos funcionários de empresas de TV a cabo, energia, água ou telefone, designando dias e horários para uma suposta manutenção na rede de fornecimento, ou modernização do sistema, criando oportunidades para criminosos assaltarem suas vítimas em suas próprias casas, ou obterem informações pessoais, visando a prática de outros crimes.

Dicas importantes com relação ao uso de telefonia celular:

1. Desconfie sempre que receber uma ligação de um número privado/confidencial, ou interurbano, especialmente quando esta ligação solicitar ou exigir dinheiro, recargas para celular, documentos e informações pessoais, endereços, informações bancárias, números de cartões de crédito, senhas, etc.;

2. O identificador de chamadas é um ótimo recurso para a identificação de fraudes;

3. Jamais informe nomes ou repasse quaisquer outras informações por telefone e, em hipótese alguma, faça qualquer depósito ou transferência bancária para desconhecidos;

4. Em caso de assistência técnica para o aparelho telefônico, confie apenas em lojas autorizadas e devidamente identificadas;

5. Quanto maior o número de informações pessoais constantes na memória do telefone, mais recursos os criminosos terão em caso de perda, furto ou roubo do aparelho.

O 1º BPM ressalta que, mesmo em situações de ameaça, o melhor a fazer é sempre buscar ajuda e orientação policial para resolver o problema, evitando tornar-se refém de falsários.