Curta você também
Policial
Polícia Civil de São João do Triunfo Encaminha Resultados da Operação Apate à PF
o último dia (8/7), a Delegacia de Polícia Civil de São João do Triunfo cumpriu ordem judicial de busca e apreensão, cujo objetivo foi arrecadar elementos de informação para instruir inquérito policial, onde formalizou investigação para apurar crimes de estelionato e associação criminosa, sendo a ação foi nominada de Operação APATE. Na ocasião uma mulher de 44 anos foi presa preventivamente na cidade de Ponta Grossa.
Após análise dos elementos de informação angariados, foi possível ratificar a existência do esquema de venda de “falsa aposentadoria”. Além das vítimas iniciais outras pessoas procuraram a Delegacia de Polícia de São João do Triunfo, comunicando terem sido vítimas da mesma fraude.
Também constatou-se que os investigados ao darem início aos processos junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) utilizavam documentos falsos (laudos/atestados médicos), levando a entidade de direito público a erro, ocasionando prejuízo ao erário (art. 171, §3º, Código Penal). Neste sentido, nos termos do art. 109, I, e art. 144,§1º, I, ambos da Constituição Federal de 1988, conclui-se a presente investigação, com o encaminhamento dos autos ao Poder Judiciário, sugerindo o declínio de competência externa, porquanto a infração penal ora destacada é de atribuição da Polícia Federal, assim como compete a Justiça Federal processar e julgar a matéria.
Segundo o delegado de São João do Triunfo, Mateus Santarelli, a Polícia Civil solicita a colaboração da população com informações que possam auxiliar na investigação de delitos neste município e adjacentes. As denúncias podem ser feitas de forma anônima por meio do número 181 ou pelo WhatsApp (42) 3447-1263, disse o delegado Santarelli.
Foto: Divulgação-Polícia Civil