Destaques

Notícia publicada domingo 19 agosto 2012

Polícia Ambiental constata corte ilegal de árvores nativas em São João do Triunfo

Gostou, compartilhe

No início da tarde de sexta-feira (17), equipe da Polícia Militar Ambiental, do posto de Vila Velha, após receber denúncia de corte de pinheiro araucária, imbuia e desmatamento, deslocou-se até a localidade de Monte Alegre, no interior do município de São João do Triunfo, onde foi constatada a destoca de 9,4 hectares de vegetação nativa em estágio avançado de regeneração do Bioma Mata Atlântica. Do local foram retirado pinheiros araucária, imbuias, xaxins entre outras plantas nativas.

A referida área já havia sido autuada e embargada por corte de pinheiros e imbuias no ano de 2010. No local trabalhavam três pessoas fazendo a limpeza do terreno, utilizando um caminhão para transporte. Foram encontrados ainda 20 m³ de toras de imbuia cortadas. Diante do fato, os abordados foram encaminhados até a Delegacia de Polícia Civil de São João do Triunfo, onde foi aberto inquérito policial para investigar o crime ambiental.

O Policia Militar Ambiental informa que “por destruição ou dano em floresta de estágio médio e avançado do Bioma Mata Atlântica” e por desrespeitar embargo, deixando de cumprir obrigação de interesse ambiental as penas são de detenção de um a três anos e multa, conforme artigos 38-A e 68 da Lei de Crimes Ambientais”.

A Polícia Militar Ambiental informa, ainda, que as denúncias sobre crimes ambientais na região de Ponta Grossa podem ser realizadas ao Posto Policial Militar Ambiental de Vila Velha, através dos telefones (42) 3228-1581 e (42) 3228-1621, ou pelo email: bpambfv-vilavelha@pm.pr.gov.br.