Policial

Notícia publicada segunda-feira 27 janeiro 2025

Ônibus sai de Porto Amazonas com indígenas e gera tumulto em Fernandes Pinheiro

Gostou, compartilhe

No início da tarde de domingo (26), por volta das 15h30, a Polícia Militar de Fernandes Pinheiro foi acionada para atender uma ocorrência de vias de fato envolvendo cerca de dez homens em um posto de combustível. A confusão começou após um ônibus, que fazia o trajeto de Porto Amazonas ao estado do Mato Grosso do Sul, quebrar e estacionar no pátio do estabelecimento. O veículo transportava 25 indígenas, dos quais a maioria estaria embriagada, segundo relatos, causando tumulto no posto e em uma borracharia próxima.
De acordo com o relatório policial, ao chegarem ao local, os policiais tentaram realizar uma abordagem inicial, mas os envolvidos não atenderam à orientação da equipe. Por conta disso, foi necessário solicitar reforço de mais viaturas. Durante a espera pelo apoio, o cacique responsável pelo grupo chegou ao local e conseguiu acalmar os ânimos dos integrantes que estavam mais exaltados.
De acordo com o proprietário do posto de combustível, os indígenas inicialmente pediram água, mas logo começaram a entrar no estabelecimento e, inclusive, na residência dele, o que gerou uma breve discussão. O cacique, no entanto, conseguiu retirá-los do local e resolver a situação. Além disso, funcionários do posto relataram que alguns deles tentaram comprar facas na conveniência, mas a venda foi negada devido à confusão.
Os motoristas do ônibus informaram aos agentes que o veículo quebrou e que outro transporte já estava a caminho para dar continuidade à viagem. A Polícia Militar permaneceu no local para garantir a ordem até a chegada do novo veículo, que aconteceu por volta das 18h30. Com o grupo embarcado, a situação foi encerrada e eles seguiram viagem sem mais incidentes.
Apesar do tumulto, ninguém ficou ferido, e a ação do cacique foi essencial para evitar o agravamento da situação.

Foto: Arquivo