Policial

Notícia publicada terça-feira 21 agosto 2012

Instrutor de vôo morre e aluno fica gravemente ferido em queda de avião na localidade de Benfica

Gostou, compartilhe

Um instrutor de vôo morreu e um aluno sofreu graves ferimentos na queda de um avião monomotor no final da tarde de terça-feira (21), pouco antes das 17h30, na Chácara das Pedrinhas, propriedade rural na localidade de Benfica, no município de Palmeira. O avião de fabricação argentina, prefixo PP-GGR, era utilizado pela Escola de Aviação Civil do Aeroclube de Ponta Grossa. No momento em que sofreu a queda, estava em atividade de instrução orientada por Robson Pedroso, 24 anos, para o aluno Nicolas do Carmo, 18 anos, voando de retorno ao Aeroporto Sant’Ana, em Ponta Grossa, após sobrevoo por Palmeira.
O acidente foi testemunhado pelo proprietário da área, Aroldo de Bastos, que contou ter escutado o som do motor da aeronave e, logo em seguida, após um ruído estranho, como uma forte aceleração, parou de funcionar. Relatou a testemunha que então escutou um forte estrondo e visualizou poeira levantando do local onde a aeronave caiu. Bastos conta que ficou temeroso de se aproximar com receio de que acontecesse explosão. Aguardou um tempo e chegou próximo à aeronave, percebendo que havia em seu interior duas pessoas ainda com vida. Tentou soltá-las dos cintos de segurança, mas não conseguiu.

A testemunha foi até sua casa, pediu que fosse acionado o Corpo de Bombeiros, apanhou uma faca e retornou ao local da queda da aeronave. Com a faca, cortou os cintos e notou que um dos ocupantes do avião já não apresentava pulsação e o outro tinha respiração. Então, aguardou que o socorro chegasse, sem tentar mexer nas vítimas.
Com a chegada dos socorristas do Corpo de Bombeiros de Palmeira, as duas vítimas foram retiradas do interior da aeronave, quando foi constatado o óbito do instrutor de voo. Já o aluno, com diversos ferimentos, inclusive fraturas, recebeu as primeiras ações de socorro no local e foi encaminhado para a Santa Casa de Palmeira, para ser submetido a atendimento médico de estabilização antes de ser removido para o Hospital Bom Jesus, em Ponta Grossa.

Investigação
O acidente aéreo será agora investigado por peritos da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que estiveram no local recolhendo informações e provas materiais, bem como vistoriando a aeronave. As informações colhidas serão analisadas para que seja elaborado o relatório final apontando as causas que levaram à queda do avião.

O corpo do instrutor de vôo Robson Pedroso foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) e transportado a Ponta Grossa para ser submetido a exames de necropsia que apontem os motivos que resultaram no óbito.