Curta você também
Destaques
Vereadores pedem estudo técnico do trânsito da cidade antes da instalação de semáforos
Em sessão extraordinária da Câmara Municipal de Palmeira realizada na quinta-feira (23), quando da segunda votação e última votação de projeto de lei que autoriza a abertura de crédito suplementar, no valor de R$ 100 mil, no orçamento da Secretaria de Gestão Pública para aquisição e instalação de semáforos em três cruzamentos de ruas centrais da cidade, vereadores sugeriram que seja realizado um estudo técnico sobre o trânsito antes da instalação dos equipamentos. Dizem que o valor – ou até menos – poderia ser investido neste estudo técnico.
Os vereadores que se manifestaram durante a discussão do projeto alegam que de nada adianta colocar semáforos em cruzamentos para resolver problemas de alguns minutos, citando o exemplo do cruzamento das ruas 15 de Novembro com Santos Dumont, próximo ao Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves, onde o fluxo de estudantes é grande nos períodos de entrada e saída das aulas. No restante do tempo, segundo eles, os semáforos não terão utilidade e podem até atrapalhar o trânsito, obrigando motoristas a permanecerem com seus veículos parados enquanto o sinal estiver vermelho.
Durante a reunião das comissões permanentes da Câmara Municipal, os vereadores ouviram o diretor do Departamento de Segurança e Trânsito. Geovane Ferreira, que disse concordar com a realização do estudo técnico, mas que isto dependeria de decisão de seus superiores.
“Falta planejamento nas ações do trânsito e este projeto é um exemplo disso”, afirmou o vereador Ivano Cherobim (PMDB). A opinião foi compartilhada pelo vereador Sérgio Belich (DEM), que afirmou que “tudo vem sendo feito na base do ‘achômetro’ e sem um estudo técnico nada deveria ser feito”. O presidente do Legislativo, Mário Wieczorek (PP) também criticou a intenção da administração municipal em instalar os semáforos e o vereador Inácio Budziak (PDT) disse acreditar que o valor a ser pago pelos equipamentos é muito alto e que outros cruzamentos de ruas também necessitam de semáforos.
Aprovado
Apesar de muitas posições contrárias à instalação dos semáforos, o projeto de lei que autoriza a abertura do crédito suplementar acabou sendo aprovado em caráter definitivo, recebendo seis votos favoráveis e dois votos contrários dos oito vereadores que participaram da sessão. Wieczorek e Belich votaram contra e o vereador Edir Havrechaki (PSC), líder do prefeito na Câmara Municipal, não compareceu à sessão.