Geral

Notícia publicada terça-feira 27 março 2012

Vazamento de esgoto contamina rio Monjolo e coloca peixes em risco

Gostou, compartilhe

Descarga de esgoto no rio Monjolo, próximo à ponte na rua Dom Alberto Gonçalves, entre os bairros Regina Vitória e Núcleo Nossa Senhora da Conceição, foi denunciada por morador através de telefone para a Gazeta de Palmeira. No local, no início da tarde de segunda-feira (26) foi constatado o problema ambiental, a água do rio completamente turva e com mau cheiro, bem como a presença de pessoas que estavam capturando peixes que mal conseguiam sobreviver no local.  O denunciante disse que a situação já havia sido comunicada à Sanepar há cerca de 30 dias, mas que nenhuma providência foi tomada.

A presença de peixes de várias espécies de tamanhos variados no rio – bagres, traíras, acarás, cascudos e lambaris – demonstra que a água, antes do vazamento de esgoto, estava em boas condições. Com o esgoto, até mesmo os peixes encontravam dificuldades, pois muitos chegavam à superfície buscando oxigênio e eram facilmente apanhados. Alguns já se apresentavam agonizando diante da ausência de oxigênio na água.

Moradores das proximidades, ao perceberem a situação dos peixes, disseram que estavam os retirando do local e os colocando em uma piscina de plástico para depois fazer a soltura em outro rio, com melhores condições para a sobrevivência dos animais. Pessoas que acompanhavam a captura dos peixes reclamavam do constante mau cheiro no local, provocado pelo esgoto que vaza para o rio.

Em contato feito com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, a redação da Gazeta foi informada que o problema era desconhecido pelo órgão. O engenheiro ambiental Maurício Kincheski fez contato com a Vigilância Sanitária, que também alegou não saber do problema de vazamento de esgoto no rio Monjolo. Mesmo assim, afirmou que seria feita uma vistoria no local e que, constatado o vazamento, a Sanepar seria autuada pelo órgão, visto que a companhia vem sendo alvo constante de denúncias de irregularidades.