Curta você também
Destaques
Vacinação contra a Paralisia Infantil teve início nesta segunda-feira
Crianças com seis meses a quatro anos de idade já podem ser vacinadas na 1ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil, que começou nesta segunda-feira (3). O Dia D da campanha será no sábado (8), quando as Unidades de Saúde da cidade e da área rural do município estarão abertas das 8 às 17 horas para realizar a vacinação. Os responsáveis pelas crianças devem levar a carteirinha de vacina das crianças. Ao todo 2.094 crianças de Palmeira se enquadram na idade de vacinação da campanha.
A Paralisia Infantil foi de alta incidência no Brasil e em outros países americanos, deixando centenas de indivíduos com sequelas paralíticas. Em 1989, registrou-se o último caso no país, graças às grandes campanhas de vacinação realizadas. Em 1994, o Poliovírus Selvagem foi considerado erradicado do Brasil e das Américas. Atualmente, continua circulando de forma endêmica ou como casos esporádicos e em surtos em 11 países do continente africano, o que impõe a manutenção das grandes campanhas de vacinação contra a paralisia infantil, para impedir a reintrodução e recirculação do vírus no Brasil.
A doença
A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que atinge principalmente crianças de até cinco anos. É caracterizada por quadro de paralisia flácida de início súbito, principalmente nos membros inferiores. Sua transmissão ocorre pelo Poliovírus, que entra pela boca. Ele é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local, favorecem a transmissão.