Curta você também
Geral
UEPG está entre melhores universidades da América Latina
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) está entre as 50 melhores universidades brasileiras ranqueadas entre as principais instituições de ensino superior da América Latina, listadas na segunda edição do “QS – Quacquarelli Symonds University Rankings: Latin America”, publicado nesta quarta-feira (13). No ranking continental, entre 250 instituições de 19 países, a UEPG ocupa o 137º lugar. Entre as 65 instituições brasileiras relacionadas pela organização, se coloca no 45º lugar.
A ‘QS University Rankings’ é uma organização internacional de pesquisa educacional que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação em todo o planeta e, separadamente, nos continentes asiático e latino-americano. O ranking utiliza sete critérios de avaliação com pesos diferenciados. A reputação acadêmica tem maior peso (30%). Em seguida vêm os critérios de reputação de empregabilidade (20%), relação aluno/professor (10%); profissionais com doutorado (10%), artigos publicados (10%), citações por artigo (10%) e impacto na internet (10%).
Na classificação específica por quesitos, a UEPG melhora sua posição em alguns critérios. Este é o caso, por exemplo, no item qualificação docente, no qual a UEPG se coloca na 50ª posição da América Latina (41ª no ranking nacional). Na relação aluno professor, está em 55º lugar no continente e 30º lugar no país. Em reputação de empregabilidade se situa na 33ª posição entre as instituições brasileiras (207ª entre as latinas); no quesito publicações por professor sobe no ranking nacional (41º), mas cai na lista continental (70º).
As universidades brasileiras dominam a segunda edição do QS University Rankings: Latin America. A Universidade de São Paulo (USP) lidera a lista das dez primeiras instituições, seguida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que aparece em terceiro lugar. Com 65 universidades entre as melhores, as instituições brasileiras representam 26% do total de universidades ranqueadas. Entre as paranaenses, a lista inclui a Universidade Federal do Paraná (43ª), a Universidade Estadual de Londrina (69ª), Universidade Estadual de Maringá (89ª).