Geral

Notícia publicada terça-feira 17 junho 2014

UEPG e universidade mexicana pesquisam menonitas de Witmarsum

Gostou, compartilhe

Depois de mostrada no Museu Heimat, em Witmarsum e exposição etnográfica “Menonitas em Chihuahua, México”, está no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), desde quarta-feira (18) e até o próximo dia 30. A exposição exibe imagens feitas pelos fotógrafos mexicanos Elizabeth Bautista Flores, Oscar Arturo Sánchez Carlos e Alberto Venzor Coronado. O evento marca a abertura de pesquisa sobre os menonitas de Witmarsum, dentro do programa de pós-graduação.

A professora Rosemeri Segecin Moro, coordenadora do programa, comenta que, a exposição é fruto de convênio estabelecido entre a UEPG e a Universidad Autonóma Ciudad Juárez (UACJ), do México. “Entre várias atividades que nós temos desenvolvido, uma delas é o projeto de pesquisa sobre a comunidade menonita no nosso país”. No Brasil, segundo a proressora, a principal e mais numerosa comunidade menonita está localizada em Witmarsum. O projeto ainda trabalhou junto às comunidades existentes no Canadá e México.

“Para retribuir a acolhida que tivemos no México, estamos recebendo durante dois meses a professora Elisabeth Bautista Flores, que fará a pesquisa sobre o grupo menonita da Colônia Witmarsum”, prossegue a coordenadora do PPGG.

Dentre as atividades desenvolvidas pela professora Elisabeth Flores no México, está a organização da exposição etnográfica, que agora chega ao Brasil. A mostra se desenvolve em três locais. Depois do Museu Heimat, está no Shopping Palladium (Ponta Grossa); e se encerra de 21 a 30 de julho, no saguão do Bloco da Reitoria da UEPG, no Campus de Uvaranas.