Curta você também
Destaques
Textos de estudantes de Palmeira classificados para a fase estadual da Olimpíada da Língua Portuguesa
Estão definidos os cinco textos de estudantes de Palmeira que representarão o município na fase estadual da Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Dois poemas, um texto de memória literária, uma crônica e um artigo de opinião passam para a próxima fase do evento em busca de classificação para a fase nacional. A classificação dos textos da fase estadual deve acontecer até 17 de outubro. O resultado nacional será divulgado em 10 de dezembro.
Antes de chegarem à comissão avaliadora municipal, os textos passaram pela avaliação na própria escola e foram cadastrados no site específico da Olimpíada, que é realizada a cada dois anos desde 2002, por iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Para garantir a isenção, os avaliadores da comissão municipal que tiveram acesso aos textos não tiveram informação sobre o nome da escola, do estudante ou do professor, já que estes dados não apareceram para eles.
A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, nas categorias: Poema no 5º e 6º anos do Ensino Fundamental; Memórias no 7º e 8º anos Ensino Fundamental; Crônica no 9º ano Ensino Fundamental e 1º ano Ensino Médio; Artigo de opinião no 2º e 3º anos Ensino Médio. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.
Classificados
Foram classificados para estadual da Olimpíada da Língua Portuguesa, como representantes de Palmeira, os textos “O destino do Faxinal”, da aluna Angélica Kovalski de Ramos, da Escola Estadual Flávio Santos, da localidade de Faxinal dos Quartins, e “Minha terra querida”, da aluna Milena Wendler, da Escola Municipal Pedro Gross Filho, da localidade de Pinheiral de Baixo na categoria Poema.
O texto “O tempo passa, as lembranças ficam…”, da estudante Fernanda Antunes, da Escola Estadual Professor Leonardo Salata, da localidade de Colônia Maciel, foi classificado na categoria Memórias. Na categoria Crônica foi classificado o texto “Meu lugar, minha vida”, do estudante Alyson Verbinski de Oliveira, do Colégio Estadual São Judas Tadeu. E o texto “Sede de cultura”, da estudante Valéria Gremski Pawlak, também do Colégio Estadual São Judas Tadeu, foi classificado na categoria Artigo de opinião.
A comissão avaliadora municipal foi composta pelos professores Antônio Celso de Paula, Eliza Marlene dos Santos Cruchelski e Marilda Delfrate Gross, pelo diretor de redação da Gazeta de Palmeira, Rogério Lima, e pelas professoras Ione Viatroski e Karine Sklaski Hoinaski, da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte.