Curta você também
Economia
Sicredi inicia em Palmeira calendário de assembleias com associados
A Sicredi Campos Gerais iniciou no último dia 15, em Palmeira, o calendário de assembleias de núcleo com os associados de todas as unidades de atendimento da cooperativa na região. Na Cooperativa Sicredi Campos Gerais PR/SP, o período de diálogos com os associados vai até o dia 10 de março, em 14 cidades da região. Em 2015, as assembleias mobilizaram mais de 1 mil associados.
Com a presença de 168 associados, durante a assembleia em Palmeira houve a divulgação de resultado de pesquisa de satisfação, que apontou exatamente a unidade local como a que oferece o melhor atendimento pelos colaboradores. Na ocasião também aconteceu o sorteio de uma viagem entre os associados da unidade e o ganhador foi Moacir Turek, morador da localidade de Limeira, no interior do município.
Como instituição financeira cooperativa, o Sicredi tem como diferencial um modelo de gestão que valoriza a participação, no qual os associados votam e decidem os rumos do negócio. Para isso, a participação dos associados é fundamental.
Durante os encontros estão sendo divulgados os números de 2015 para todos os associados e eles poderão discutir e votar os futuros da Cooperativa. A primeira assembleia aconteceu em Palmeira e a rodada de discussões encerra com a assembleia de núcleo dos associados de Witmarsum, também em Palmeira. Ao todo, serão 22 assembleias de núcleo, com a proposta de dar voz aos mais de 44 mil associados da cooperativa em toda sua área de abrangência.
Os encontros são organizados a partir dos núcleos constituídos em cada uma das 22 unidades de atendimento. “As sugestões dos associados durante as assembleias de núcleo serão levadas e votadas pelos delegados, representando cada núcleo, na Assembleia Geral Ordinária, que acontece no dia 19 de março,em Ponta Grossa”, explica o presidente da Campos Gerais, Popke Ferdinand Van der Vinne.
Resultados
Também será na Assembleia Geral que os delegados irão consolidar a decisão dos associados para a destinação do resultado do ano de 2015. “A Sicredi Campos Gerais fechou o ano com resultado positivo de R$ 26,5 milhões, valor acima da meta prevista no ano anterior. Este número representa crescimento de 26% com relação ao resultado de 2014. Desse valor, mais de R$ 8 milhões devem ser destinados aos sócios na conta capital, entre juros (12%) e sobras pela movimentação, se aprovada a proposta na Assembleia Geral”, adianta o diretor executivo da cooperativa, Marcio Zwierevicz.
Esses e outros números da Cooperativa do ano de 2015 estão sendo divulgados no relatório anual da Sicredi Campos Gerais, que começa agora a ser distribuído nas assembleias de núcleo. O relatório também atua como uma prestação de contas, apresentando todas as ações e investimentos da cooperativa ao longo de 2015, estabelecendo ainda as metas para o ano de 2016.