Geral

Notícia publicada segunda-feira 08 julho 2013

Secretário explica situação de estradas rurais após período de chuvas

Gostou, compartilhe

No final da última semana o secretário de Desenvolvimento Urbano e Rural, Marcos Ribas, esteve na Câmara Municipal de Palmeira apresentando aos vereadores a atual situação das estradas rurais e o que a administração municipal está fazendo para sanar a situação o mais rápido possível. Caso as chuvas colaborem, Ribas acredita que em um mês, as obras emergenciais de trafegabilidade estejam concluídas.

Foram cerca de 20 dias de chuvas ininterruptas, que deixou grande parte das estradas rurais do município em situação extremamente precária. Além das estradas, Ribas relata que 12 pontes também desbarrancaram e inviabilizaram o acesso de caminhões e ônibus que fazem o roteiro escolar. “Foram catalogas 12 pontes com problemas que impedem o roteiro escolar no momento, por isso a justificativa de ter feito a paralisação das aulas”, disse.

Ribas salienta que já estão trabalhando na recuperação destas vias e acredita que em 15 dias as pontes darão acesso com segurança.”Tanto o transporte escolar quanto os agricultores que precisam plantar suas culturas de inverno sem risco”, ressalta Ribas. Segundo ele, neste mesmo trabalho, encalhadores entre pedreiras e pontes também já estão sendo resolvidos. “Se não chover, em 30 dias votará ao normal o interior do município”, garante o secretário.

Em Sessão Ordinária, os vereadores do interior já pediam a paciência da população pela gravidade da situação ocasionada pelas chuvas. O vereador Eliezer Borcoski disse que como está no meio da população do interior, recebe reclamação de toda a comunidade. “Esse é o momento da comunidade ter um pouco de paciência, pois a situação é complicada devido a quantidade de chuva registrada nas últimas semanas, por isso temos que apoiar o município que está trabalhando para dar condições de tráfego nas estradas rurais”, disse Borcoski,

O vereador José Ailton Vasco disse que costuma ser crítico a atual administração municipal e que teve calorosas discussões como o responsável pela Pasta, mas mesmo assim parabenizou o trabalho do secretário Marcos Ribas e se colocou à disposição para. “Quando a gente critica tem que mostrar uma solução, por isso, me coloquei a disposição do secretário para fazer o que for possível para melhorar as condições das estradas do interior do município”, comenta Vasco.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Rural, atualmente trabalham nas estradas dez servidores para serviço braçal, seis caminhões da Prefeitura e mais dois terceirizados, mas que segundo Ribas, se necessário podem ser alugados mais três caminhões no decorrer deste mês. Além disso, a Secretaria conta com duas patrolas, duas carregadeiras e duas retroescavadeiras. O município terceirizou mais uma equipe com mais quatro trabalhadores, um caminhão e uma retroescavadeira.

As estradas mais afetadas com as chuvas foram das localidades de Vieiras, Guarauninha, Queimadas, Colônia Maciel, Faxinal dos Quartins, Rio das Pedras, Catagalo, Sítio Minguinho, Santa Bárbara e Pinheiral de Baixo. Segundo Geraldo Nepomuceno das Neves, coordenador do Transporte Escolar, da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura, as aulas nestas localidades começarão no dia 22 de julho, uma semana antes do restante do município e as reposições de aulas que faltarem para fechar o calendário, acontecerá nos sábados. “As escolas da cidade, como das Colônias Quero-quero e Witmarsum seguem o calendário normal que inicia as férias dia 15 e retornam no dia 29 de julho”, explica Neves.

 

Secretário explica situação de estradas rurais após período de chuvas