Geral

Notícia publicada terça-feira 20 maio 2014

Secretaria de Saúde investe na prevenção de doenças crônicas

Gostou, compartilhe

As doenças crônicas, como hipertensão e o diabetes, têm demandado esforços da equipe da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Palmeira no auxilio dos pacientes que sofrem de algum destes problemas. O Grupo Hiperdia atende pessoas com essas doenças, auxiliando na redução dos agravos causados pela diabetes e hipertensão arterial. A adesão aos grupos de apoio pode proporcionar ferramentas de autonomia do usuário em prol da sua saúde, os grupos funcionam em todas as Estratégias de Saúde Familiar (postos de saúde) e buscam aliar a prevenção, educação popular e promoção de saúde para hipertensos e diabéticos, atendidos com uma equipe de multiprofissionais que proporcionam aos pacientes atividades físicas, palestras de orientação e encontros de confraternização.

Segundo Dulce de Freitas, secretária de Saúde, os grupos têm apoio técnico de um médico em todas as Estratégias de Saúde Familiar, além de um cardiologista e um endocrinologista que dão apoio no Centro de Saúde. “Alem disso, os participantes dos grupos fazem exames antropométricos mensalmente, onde tem sua glicemia, peso e pressão arterial acompanhados mês a mês,” explica Dulce.

Somente no grupo central são atendidas mais de 110 pessoas, que praticam atividades físicas de segunda a quinta-feira, no Salão Paroquial. “Atividades preventivas, além de melhorar a qualidade de vida dos pacientes diminuem a demanda clínica. Quanto mais prevenirmos e orientarmos os pacientes, menor será a demanda nos postos de saúde,” enfatiza a secretária.

As atividades físicas são orientas pela professora de Educação Física, Amanda Fernanda Lourenço dos Santos, sempre com muita música e diversão, proporcionando alongamentos e interação para os participantes.

Para Doroti Terezinha Mehl, 65 anos, a qualidade de vida que o grupo lhe proporciona é física e mental. “Participo do grupo há quatro anos e só vou parar quando morrer,” comenta ela, em meio a risos.

Qualquer pessoa que queira ingressar no grupo pode participar, tanto os que estão em acompanhamento médico para tratar de diabetes e hipertensão, assim como aqueles que buscam se prevenir dessas doenças e melhorar sua qualidade de vida. Para ingressar no grupo basta ir até o Salão Paroquial, de segunda e quinta-feira, das 16 às 17 horas, e fazer sua inscrição, que é gratuita.