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Notícia publicada sexta-feira 31 outubro 2014

Sanepar confirma que pode faltar água em Palmeira se houver consumo excessivo

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Pode acontecer desabastecimento de água na cidade de Palmeira se houver consumo excessivo, principalmente a partir de agora, pois as temperaturas tendem a ficar mais elevadas. A Sanepar confirmou, através de sua assessoria de comunicação, que tem procedência a informação divulgada em reportagem do jornal “Gazeta de Povo”, edição da última quarta-feira (29), que incluía Palmeira entre as 42 idades paranaenses com risco de desabastecimento de água.

Com o aumento do consumo de água em cerca de 30%, graças ao calor dos últimos dias, a Sanepar enfrenta dificuldades para abastecer as cidades onde existem problemas nas redes de abastecimento. No caso específico de Palmeira, há problemas na captação da água que não têm prazo para solução, visto que a companhia opera em caráter precário, sem contrato de concessão.

A preocupação da Sanepar é com os dias mais quentes, quando o consumo de água aumenta e a população não adota hábitos de economia de água. Como os problemas com o fornecimento são comuns, são vulneráveis os pontos mais altos da cidade, como os bairros da Colônia Francesa e Rocio 2, além dos trechos finais das ruas Conceição, Jesuíno Marcondes, Cel. Alípio do Nascimento, Vicente Machado e avenida 7 de Abril.

A captação de água pela Sanepar para abastecimento da cidade é feita no rio do Pugas. No local, o produto é tratado e encaminhado por dutos até os reservatórios, em área localizada na rua Cel. Alípio do Nascimento, próxima à igreja de Nossa Senhora de Fátima. Dali, a água é distribuída pelo sistema de tubulação para toda a cidade, chegando por último às residências e estabelecimentos comerciais e industriais mais próximos.

Caixa d’água

A Sanepar alerta que clientes que não possuem caixa-d’água domiciliar podem ficar sem água por mais tempo em caso de desabastecimento. A companhia lembra que, de acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa d’água com capacidade para atender as necessidades por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.

Diante da possibilidade de desabastecimento, a companhia solicita a colaboração de todos e orienta para que a população utilize a água com racionalidade, evitando desperdícios, como a lavagem constante de calçadas e veículos e regas de jardins.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 115. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.