Geral

Notícia publicada sábado 08 abril 2017

Richa lança ferramenta inédita de informações em tempo real

Gostou, compartilhe

O governador Beto Richa lançou na quinta-feira (6), na 23ª edição da Intermodal South América – a maior feira de logística da América Latina –, que acontece em São Paulo, o programa Porto Digital. A ferramenta, desenvolvida pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), é inédita no mercado portuário e vai permitir o acesso público a uma plataforma virtual que transmitirá, em tempo real, todas as informações operacionais de movimentação de cargas que acontecem no Porto de Paranaguá. A ferramenta estará disponível a partir da sexta-feira (7).

Entre os principais benefícios do Porto Digital estão melhorar a visualização e o controle da operação portuária como um todo, com agilidade e transparência na disponibilização das informações operacionais.
Ferramenta
“É uma ferramenta que promoverá a desburocratização do acesso à informação. O usuário terá, em tempo real, acesso a todas as operações que acontecem no porto, como, por exemplo, a quantidade de navios, suas origens e o que eles estão carregando”, disse o governador.
Richa ressaltou, durante a feira, o reconhecimento do Porto de Paranaguá no Brasil. “Hoje, o porto paranaense é reconhecido em todo o país, por sua eficiência e modernidade, por causa dos investimentos que fizemos, que possibilitaram a ampliação da capacidade do local, além de todas as dragagens, seja nos canais de acesso, nas bacias de evolução e nos berços de atracação”, afirmou.
Mais eficiente

De acordo como secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, o Porto Digital atenderá de forma ainda mais eficiente a indústria, o comércio e o agronegócio. “Os exportadores poderão acompanhar toda a logística da operação portuária com segurança”, explicou.
Plataforma

Ao acessar o site da ferramenta (www.portosdoparana.pr.gov.br), o usuário encontrará um mapa interativo que mostra a baía de Paranaguá, com todos os navios e embarcações em áreas de fundeio, barcos de apoio – como, por exemplo, dragas e rebocadores –, a localização das boias e sinalizações com imagem ampliada da baía.
Ao aproximar a ferramenta, o usuário tem acesso ao cais do Porto de Paranaguá, aos navios que estão atracados, programados para atracar e aguardando atracação (line up), assim como o volume de carga que está sendo movimentada em cada embarcação em tempo real.
A atualização da ferramenta também prevê que, ao clicar em cada navio atracado, o usuário possa ver a porcentagem prevista para concluir a movimentação e quantos caminhões estão no cais comercial aguardando para carregar naquele momento no Porto de Paranaguá.


Fotos: Divulgação APPA