Curta você também
Geral
Proteção de vidro passa a ser obrigatória em buffets a partir de sexta-feira
Passa a vigorar na sexta-feira (8) a lei que obriga os restaurantes de todo o Paraná a instalarem proteções de vidro em cima dos buffets onde são servidos alimentos. A intenção é melhorar as condições de higiene nos estabelecimentos e diminuir a exposição da comida servida ao ambiente externo.
O projeto, proposto pelo deputado Roberto Aciolli (PV), foi aprovado pelos deputados estaduais em setembro do ano passado. Na época foi estabelecido um prazo de 90 dias para que os estabelecimentos se adequassem à nova norma.
O texto prevê que um anteparo de vidro, que cubra toda a área onde estão todos os pratos e alimentos no balcão, seja instalado a uma altura maior que 50 centímetros da comida. Uma multa de cinco salários mínimos regionais será aplicada no caso de um restaurante ser flagrado em condições inadequadas.
“A ideia do projeto surgiu durante uma viagem a São Paulo, quando falei com colegas na hora de me servir em um restaurante e percebi. As pessoas não se dão conta disso, mas, se você analisar, como aconteceu comigo na viagem, as pessoas ficam na fila falando, e, naturalmente, até saliva cai em cima da comida”, disse o autor do projeto Roberto Aciolli (PV).
Apesar de o projeto não prever a quem recairá a responsabilidade da fiscalização, o deputado disse que a Vigilância Sanitária de cada município vai fazer as vistorias. Além disso, segundo ele, o próprio cidadão pode denunciar estabelecimentos fora da lei ao seu respectivo município.