Curta você também
Geral
Previsão do Simepar para o verão aponta recorde de calor no Paraná
O verão no Paraná começa oficialmente às 20h03 de domingo (21) e vai até as 19h45 do dia 20 de março de 2015. Segundo a previsão climática apresentada pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), este ano pode vir a registrar o recorde de calor desde o início da coleta de dados em 1997.
“O monitoramento das temperaturas médias nas estações meteorológicas automáticas do Simepar até novembro deste ano indica que 2014 tende a ser um dos anos mais quentes de todos os tempos, podendo até mesmo bater o recorde de temperatura mais alta”, informa o meteorologista Cezar Duquia. Até o momento, o ano mais quente no Estado foi 2002, com temperatura média variando de 18,4ºC nas áreas mais frias do Sul a 22,7ºC no Oeste. A máxima absoluta foi 40,1ºC no Oeste.
Este ano, em todas as regiões do Paraná as temperaturas superaram as médias de registros históricos em janeiro e fevereiro, o que não ocorreu em março. As temperaturas tornaram a subir a partir de julho e apresentaram aumento acentuado em agosto, setembro e outubro, notadamente nas regiões Noroeste, Oeste, Sudoeste e Sul. Em novembro, todas as regiões registraram aumentos próximos à média histórica.
A ocorrência de chuvas neste verão deve ficar próxima à média climatológica para a estação, podendo ocorrer grandes variações de tempo e espaço entre as regiões do Estado. No Litoral e na Serra do Mar, a média pode atingir até 1.000 mm. Nas demais regiões, a média situa-se entre 400 mm e 700 mm. Cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado. Para o território nacional estão previstos valores entre normais e acima da normal climatológica.