Curta você também
Geral
Porto Amazonas comemora Dia da Terra com limpeza no rio Iguaçu
Durante a manhã do sábado (22), Porto Amazonas comemorou o Dia da Terra com uma ação de educação ambiental, onde mais de 60 voluntários em barcos, caiaques e equipes por terra fizeram a limpeza de aproximadamente 9 KM do rio Iguaçu. A ação resultou na retirada das margens e leito do rio aproximadamente uma tonelada de lixo, entre garrafas PET, isopor, calçados, vidros, plástico, capacetes, latas, pneus, entre outros. Todo o material coletado foi encaminhado para a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Porto Amazonas (COOCARPA), que irá fazer a triagem e reciclagem do material, destinando adequadamente os seus rejeitos. Além da retirada do lixo foram plantadas mudas de árvores nas margens do rio.
Promoção
A Prefeitura de Porto Amazonas que promoveu a limpeza, envolveu diversos departamentos para a realização do evento, como os Departamento de Assistência Social, Administração, Divisão de Meio Ambiente, de Obras, Rodoviário, de Saúde, Educação e Cultura. O evento contou com o apoio e participação do Viveiro Porto Amazonas (VPA), Sanepar, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, COOCARPA, GARI (Grupo Ambientalista do Rio Iguaçu), Equipe os Bão de Pesca, Equipe Paraná (caiaque), com a presença de Eduardo Batista da Universidade Livre do Meio Ambiente, membro do Grupo Gestor do projeto de revitalização do rio Iguaçu e diversos colaboradores e voluntários.
Limpeza
A Limpeza do rio Iguaçu é realizada em Porto Amazonas, há mais de 15 anos, somando mais de 100 toneladas de resíduos sólidos retirados do rio e destinados corretamente.
O Dia da Terra, Dia do Planeta Terra ou Dia da Mãe Terra, é uma data para reconhecer a importância do planeta, e para refletir sobre como podemos colaborar para proteger a Terra.