Agrícola

Notícia publicada sexta-feira 30 agosto 2013

Pesquisadora de Palmeira recebe prêmio da BASF em Campinas (SP)

Gostou, compartilhe

Uma pesquisa da CWR Pesquisa Agrícola, realizada no município de Palmeira, foi premiada na categoria Fitopatologia durante a nona edição do prêmio Top Ciência, realizado pela Unidade de Proteção de Cultivos da BASF, em Campinas (SP). O trabalho conduzido pela pesquisadora Vanessa Boratto teve como tema “Efeito do fungicida Opera® na incidência de vnac na cultura do trigo”. A premiação ocorreu em solenidade realizada na quarta-feira (28).

O evento é uma iniciativa da BASF que prioriza o conceito de Open Innovation (Inovação Aberta), isto é, fomenta o desenvolvimento de projetos de pesquisa agrícola em parceria com outras instituições e/ou pesquisadores. Para que se tenha uma ideia da relevância da ação, somente nesta edição foram estabelecidas três novas patentes, além das outras nove já submetidas até a edição 2012 do prêmio.

A programação do evento contou com palestra de Gustavo Chianca, representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) no Brasil e Portugal, que abordou temas ligados à fome, ao aumento da população mundial e como o setor agrícola terá grande parcela de responsabilidade para atender a essa demanda, além de perspectivas futuras da instituição no sentido de promover maior segurança alimentar globalmente.

O evento

Realizado anualmente, o Top Ciência figura como um dos mais importantes fóruns internacionais de aprendizado e desenvolvimento técnico e científico na agricultura. Dele participam pesquisadores, cientistas, agricultores e consultores de diversos países da América Latina que se destacaram com trabalhos científicos inovadores em prol da agricultura sustentável na região.

Em 2013 o prêmio já passou já passou pela Argentina (18 e 19 de julho), pela Guatemala (31 de julho e 1 de agosto) e encerrou-se no Brasil na última quarta-feira, onde os melhores trabalhos de toda região foram apresentados e avaliados. A comissão julgadora elegeu as melhores pesquisas em mais de 20  cultivos pesquisados, entre eles: soja, milho, arroz, feijão, trigo, girassol, café, algodão, cana-de-açúcar, citros, amendoim e hortifruti (tomate, batata, uva, melão, manga e maçã) e também da área de Non Crop.