Destaques

Notícia publicada quarta-feira 14 março 2012

Palmeira tem registrados mais 171 novos veículos nos dois primeiros meses do ano

Gostou, compartilhe

No ano de 2012, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) já registrou 171 novos veículos no município de Palmeira. Nos dois primeiros meses do ano, em média, são 85,5 novos veículos que passaram a circular nas ruas e estradas, elevando o total de registros no Detran-PR para 14.166, segundo os dados estatísticos do órgão de trânsito relativos ao mês de fevereiro.

Os dados do Detran-PR mostram que dos 14.166 veículos registrados no município, os automóveis são 7.795 e as motocicletas e motonetas somam 2.809.  Como comparação, em dezembro de 2011 o número de veículos registrados chegava a 13.995, sendo 7.721 automóveis e 2.776 motos e motonetas.

Para buscar um melhor aproveitamento das ruas da cidade, que não aumentam na mesma proporção do aumento da frota de veículos, algumas medidas vêm sendo adotadas. O Departamento de Segurança e Trânsito da Prefeitura Municipal, responsável pelo setor, tem promovido implantação de sentido único de trânsito em algumas vias e ampliado o número de vagas para estacionamento de veículos. Mesmo assim, em determinados dias da semana e horários é possível perceber as dificuldades enfrentadas por motoristas e pedestres.

Relação

Mantida a média de aumento da frota de veículos do município em 85 por mês, até o final do ano o número deve superar os 15 mil veículos registrados. Para uma população estimada de 32.232 habitantes – segundo dados do IBGE – a proporção entre veículos e habitantes ficaria em um veículo para cada 2,1 habitantes do município. Hoje, ela é de um veículo para cada 2,3 habitantes.

A relação entre veículos e habitantes está sendo reduzida ano a ano. Como comparativo, no mês de fevereiro de 2007, quando os dados do IBGE apontavam para uma população de 31.234 no município de Palmeira e os números do Detran-PR  apontavam para 9.479 registrados. Assim, a relação era de um veículo para cada grupo de 3,3 habitantes.