Curta você também
Geral
Palmeira recebe gestores de municípios da região
Gestores de cultura de 12 municípios da região participaram da reunião da AMCG Cultura, realizada em Palmeira na a terça-feira (25), no auditório da Secretaria de Assistência Social. O principal assunto do encontro foi sobre patrimônio imaterial, visto que a ‘Cidade Clima’ é a única de região a contar com este tipo de tombamento.
A presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira (IHGP), Vera Lúcia Oliveira Mayer, realizou uma palestra e detalhou os passos para realizar o tombamento de um patrimônio imaterial, lembrando que o processo tem que ser abraçado pela população e que o objeto em questão tem que fazer parte das tradições, práticas, comportamentos e crenças do município.
Durante sua explicação, Mayer utilizou como exemplo os dois casos de Palmeira – o Pão no Bafo e a Fanfarra Arthur Orlando Klas. “São elementos que marcam e marcaram a vida de muitos palmeirenses. Acreditamos que deste modo a cultura local será protegida, lembrada e valorizada por muito tempo”, relatou.
Mapa gastronômico
Após a palestra, o secretário municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas, Waldir Joanassi Filho, que também é coordenador da AMCG Cultura, falou sobre a ideia de criar um mapa gastronômico da região, contendo, além do Pão no Bafo, pratos típicos de cada município que compõe a AMCG.
Representantes dos municípios de Ortigueira, Tibagi, Porto Amazonas, Ponta Grossa, Teixeira Soares, Jaguariaíva, Castro, Ivaí, Carambeí, Ventania, e Curiúva, além de Palmeira, discutiram sobre a ideia. “Vamos criar uma identidade cultural para os Campos Gerais. O mapa cultural gastronômico será um grande passo para isso”, destacou Joanassi.
Além da reunião, os presentes participaram de um almoço, no qual foi servido o Pão no Bafo, e de um passeio para conhecer mais sobre a praça Marechal Floriano Peixoto, a Igreja Matriz e o antigo prédio da antiga Coletoria, onde atualmente funciona o Pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB).